Disciplina - Sociologia

A mulher nas Artes Visuais

A representação da mulher nos movimentos ou períodos da história da arte

Quando se busca a representação da mulher no curso do tempo, percebe-se as implicações ideológicas de cada período. A mulher pode aparecer segundo idealizações neutras ou contraditórias, elaboradas segundo os valores de cada época. Pode ser na forma de criações e recriações artísticas que se sucedem e dialogam entre si, figurações plásticas e literárias, teatrais e cinematográficas.

Em todas as sociedades, há sempre algo de idealização na figura da mulher, como um arquétipo. Muitas vezes, conforme a imaginação masculina, com a qual também tem sido construída a autoimagem feminina.

A representação da mulher na arte surge como uma imagem, da qual fazem parte atributos diversos, como beleza física, conformação saudável, formas generosas e maternais.

São muitas as imagens femininas captadas pela arte ao longo da história. Sucedendo-se, por vezes se sobrepondo, essas imagens sempre espelharam o papel da mulher em nossa sociedade tal como ele se revelava a cada nova época.

Estudando os movimentos artísticos da pré-história à contemporaneidade, podemos compreender as transformações da figura feminina tão ricamente reveladas pela arte em períodos diversos da história.

A arte possui um papel significativo, no sentido em que mostra enquanto expressão, movimentos históricos e mudanças sociais.

A mulher na linha do tempo da história da arte

Saiba mais...

Mulheres na Arte - Galeria


Fontes de Pesquisa

Recomendar esta página via e-mail: