Disciplina - Sociologia

Idade Moderna

RENASCIMENTO
Floresceu na Itália e difundiu-se por quase toda a Europa. Aqui o que importava era voltar às fontes da cultura clássica e fazer "renascer" (daí o nome Renascimento) o grande legado deixado pelos gregos e romanos à humanidade. Nesse período retomou-se a valorização do homem e a natureza.
Os mestres italianos conseguiram atingir três grandes realizações: a da perspectiva, a do realismo e o uso do claro-escuro (técnica do sfumato), lembrando que os artistas da antiguidade já haviam dominado esses recursos nas artes, entretanto, os artistas dos períodos românicos e início do gótico abandonaram esses recursos que imitavam a realidade.
Agora, cada vez mais as pinturas e as esculturas procuravam estar de acordo com as proporções humanas, com rigor científico. Na maioria das representações persiste a intenção religiosa, mas agora o corpo e a beleza física ganham importância histórica. Os cânones da beleza feminina e o modelo ideal de mulher sofrem transformações. A silhueta e o rosto femininos foram correspondendo às diferentes condições de estatuto e de riqueza, dando origem a novos padrões de aparência e gosto. O ideal medieval da dama aristocrática graciosa, estreita de ancas e de seios pequenos, deu lugar nos finais do século XV e durante o século XVI, a um modelo de beleza feminina mais roliça, de ancas largas e seios generosos, que se iria manter até finais do século XVIII. Exemplo disso, é o retrato de Mona lisa de Leonardo da Vinci e as Madonas de Rafael Sanzio.
É nessa época que aparecem os mecenas, nobres comerciantes que protegiam os artistas e empregavam suas riquezas nas artes como forma de ostentar o poder. Os artistas eram muito bem pagos para retratar cidadãos ricos da Itália em grandes afrescos religiosos. Em um período de subida da burguesia e de valorização do homem, surgem os retratos ou mesmo cenas de família.

Pintura de Leonardo da Vinci (Mona Llisa).
Mona Lisa
Leonardo da Vinci, 1503-1507, óleo sobre madeira de álamo, 77 × 53 cm.
Museu do Louvre, Paris

Em 1503, Francesco Del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo – e pagou-lhe muito bem por isso – um retrato de sua mulher, Mona Lisa del Giocondo (hipótese mais aceita atualmente).

Recursos Didáticos


ícone de áudio
Áudios
ícone de imagemImagens ícone de links interessantes
Links Interessante
ícone de jornal
Notícias
ícone de simulador
Simuladores
ícone de pdfícono PDF
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: