Disciplina - Sociologia

Idade Média

A autoridade da Igreja Católica predomina na Idade Média. O ideal impregnado nesta cultura, foi a valorização do divino e do sobrenatural. A pintura na Idade Média, desenvolve-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco (pintura feita em uma parede com o reboco ainda fresco). Esses murais tinham como modelo as ilustrações dos livros religiosos. Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e a escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis.
A arte na idade média possui duas vertentes: a românica e a gótica.
O românico prevaleceu por toda a alta idade média, mas na ultima fase do período medieval aparece o gótico, uma arte de raiz germânica. A pintura medieval desconhecia a perspectiva, as figuras humanas eram chapadas e rígidas, não seguindo nenhuma perspectiva ou volume. Os santos eram representados sempre com olhar fixo e halo (luz em forma de círculo ao redor da cabeça) e fundo em ouro.
Uma das principais características da pintura românica é a deformação. O artista interpretava de modo místico a realidade e retratava seus sentimentos religiosos nas figuras de forma desproporcional. As figuras religiosas apareciam com os olhos muito grandes e bem abertos para indicar intensa vida espiritual. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, pois não havia a menor intenção de imitar a natureza.
Na pintura gótica, a arte medieval começa a ganhar novas características que prenunciam o renascimento. Procura o realismo na representação dos seres, entretanto, ainda não consegue realizar de forma plena a ilusão da profundidade do espaço.
Assim como a escultura românica , também a gótica estava ligada à arquitetura e a religião, no entanto, as imagens desproporcionais do estilo românico foram substituídas por figuras mais realistas. Mais eretas acompanhavam a verticalidade da arquitetura gótica.
Esta arte não registra assuntos profanos. A produção de esculturas e pinturas de figuras humanas se restringiu, na sua grande maioria, em estátuas de Jesus, dos Santos e Santas da igreja católica. Portanto, a representação da mulher aparecia tanto na pintura como na estatuária como imagens de vulto, nomeadamente de Virgens, por vezes sendo objetos de veneração, concebidas com materiais como metal precioso, madeira, gesso e pedra, servindo assim exclusivamente à igreja, para decorá-la e transmitir ensinamentos aos fiéis.

 

Recursos Didáticos


ícone de áudio
Áudios
ícone de imagemImagens ícone de links interessantes
Links Interessante
ícone de jornal
Notícias
ícone de simulador
Simuladores
ícone de pdfícono PDF
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: