Disciplina - Sociologia

Idade Antiga

Arte do Egito Antigo
As obras de arte possuíam um forte caráter religioso e funerário.Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística ( lei da frontalidade).



Arte da Grécia Antiga
O homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. Ele era retratado sem imperfeições, idealizado. Seus deuses eram uma glorificação do próprio homem e tinham emoções e características humanas. As esculturas gregas eram feitas de bronze ou de mármore, tinham uma função decorativa. A escultura devia representar uma ideal de harmonia, equilíbrio e racionalidade. Eram caracterizadas pelo movimento, a serenidade, e a expressividade. Os gregos davam uma grande importância à figura humana, à representação do nu e à escala humana nas estátuas. As estátuas tinham rigor técnico, ou seja, representavam a figura humana à proporção da realidade. Foi uma cultura que valorizou muito o masculino, as mulheres representadas eram sempre na figura de uma deusa, pois socialmente não ocupavam o mesmo status quo do homem.


Arte da Roma Antiga
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, porém em relação à escultura, os artistas romanos eram mais realistas e retratavam as pessoas com muita fidelidade, ao contrário dos gregos, que retratavam com um ideal de beleza. A estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos. A mulher era retratada na forma de busto ou estátua quando tinha alguma importância histórica, no entanto, isto só acontecia quando ela estava de alguma maneira ligada a uma figura masculina.

 

Recursos Didáticos


ícone de áudio
Áudios
ícone de imagemImagens ícone de links interessantes
Links Interessante
ícone de jornal
Notícias
ícone de simulador
Simuladores
ícone de pdfícono PDF
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: