Disciplina - Sociologia

Max Weber

Imagem de Max Weber
Recursos didáticos

ícone para acessar lista de textos em PDF
Artigos



ícone para acessar lista de vídeos
Vídeo
Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante.

Em 1904 publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de A ética protestante e o espírito do capitalismo, que se tornaria sua obra mais conhecida e fundamental para a reflexão sociológica. Nesta obra, Weber expunha por que haviam surgido no âmbito ocidental, e, só aí, fenômenos culturais que iriam assumir um significado e uma validade universais. O protestantismo e, especialmente, o calvinismo haviam estabelecido as bases do sucesso econômico, da racionalização da sociedade ocidental e, por último, do desenvolvimento do capitalismo. Tudo isso a partir de conceitos como a ética da renúncia ao instinto e o desencanto ante o mundo.

Em 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: "A situação da Democracia burguesa na Rússia" e "A transição da Rússia para o constitucionalismo de fachada". No início da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg. Quando a guerra terminou, mudou-se para Viena, onde deu o curso "Uma crítica positiva da concepção materialista da História". Em 1919 pronunciou conferências em Munique, publicadas sob o título de "História econômica geral". No ano seguinte, faleceu em consequência de uma pneumonia aguda.

Saiba mais...
ícone para acesso ao textos sobre ação social
Ação Social

ìcone de acesso ao texto sobre funcionalismo
Biografia

ìcone de acesso ao texto sobre funcionalismo
Max Weber e o
significado de "burocracia"

Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: