Disciplina - Sociologia

Weber - Biografia

Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante.

Em 1904 publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de A ética protestante e o espírito do capitalismo, que se tornaria sua obra mais conhecida e fundamental para a reflexão sociológica. Nesta obra, Weber expunha por que haviam surgido no âmbito ocidental, e, só aí, fenômenos culturais que iriam assumir um significado e uma validade universais. O protestantismo e, especialmente, o calvinismo haviam estabelecido as bases do sucesso econômico, da racionalização da sociedade ocidental e, por último, do desenvolvimento do capitalismo. Tudo isso a partir de conceitos como a ética da renúncia ao instinto e o desencanto ante o mundo.

Em 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: "A situação da Democracia burguesa na Rússia" e "A transição da Rússia para o constitucionalismo de fachada". No início da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg. Quando a guerra terminou, mudou-se para Viena, onde deu o curso "Uma crítica positiva da concepção materialista da História". Em 1919 pronunciou conferências em Munique, publicadas sob o título de "História econômica geral". No ano seguinte, faleceu em consequência de uma pneumonia aguda.
Recomendar esta página via e-mail: