Disciplina - Sociologia

Sequência de aulas - Relações de consumo - passo a passo

1° Aula

Esta aula deve acontecer no laboratório de informática e inicia com os alunos relatando situações que envolvem relações de consumo. O professor deve propor os seguintes questionamentos:
- Comprou algum bem ou serviço e não recebeu?
- Comprou e recebeu com defeitos?
- Alguma vez comprou "gato por lebre"?
- Conhecem o Código de Defesa do consumidor?
- Já o utilizaram alguma vez. o Código?

Deixar que os alunos comentem livremente sua experiência e, se afirmarem nunca ter usado o CDC perguntar o porquê.
ícone de link interessante
Sugestão de link para pesquisa
Depois, solicitar que realizem uma pesquisa na internet sobre CDC, observando os seguintes itens:
- Quem é o consumidor?
- Quem é o fornecedor?
- Quais são os direitos básicos do consumidor?
- O que é publicidade enganosa e abusiva?

Após a pesquisa é o momento de socializar os resultados. Durante esse processo se deve evidenciar que o CDC é um conjunto de normas que regulam as relações de consumo e que veio para proteger o consumidor que faz compras ou contrata algum serviço. Nessa relação jurídica, o consumidor é considerado a parte mais frágil, pois ele não dispõe de controle sobre a produção de bens e serviços postos à sua disposição. Assim, a lei protege o consumidor e coloca os órgãos e entidades de defesa do consumidor a seu serviço.

2° Aula

ícone de infográfico
Infográfico
Para o aluno conhecer um pouco do histórico de defesa do consumidor no Brasil propor a análise do infográfico “Linha do tempo da Defesa do Consumidor”. Durante a atividade os alunos deverão observar:
- o contexto político econômico da década de 1970
- o porquê do ano de 1990 ser considerado um marco pela promulgação do CDC
- a relação das privatizações com o CDC

A leitura e análise do infográfico pode ser coletiva e, enquanto isso, deve-se intervir explicando que o CDC trata da política de relações de consumo como meio de tornar compatível e harmônico os interesses envolvidos nas relações comerciais. O CDC, criado no momento histórico-social em que o Brasil efetivamente aplicava as políticas neoliberais (1990), procura pacificar a relação em que se tem, de um lado, o poderio econômico e a ideia do lucro, e do outro, a necessidade de consumo, intensificada na sociedade do capital através do consumismo. Diante disso as relações de consumo deixaram de ser pessoais e diretas, transformando-se em operações impessoais e indiretas, com mecanismos diferenciados de negócios, como por exemplo, a internet, numa transação em que não há contato do comprador com o vendedor e muito menos com o produto que está sendo comercializado. Assim, os bens de consumo passaram a ser produzidos em série e em grandes quantidades, decorrendo, então, o consumo em massa com relações altamente sofisticadas e complexas. Toda essa complexidade culminou com a exposição do consumidor que não estava preparado para esta transformação nas relações comerciais, ficando então desprotegido e necessitando de uma resposta estatal – por ser a parte mais frágil na relação -, pois está submetido a esse cenário não só economicamente, mas psicologicamente. Nesta ótica de análise evidenciam-se as contradições da sociedade capitalista que, baseada no lucro, oriundo da produção e venda de mercadorias, incentiva o consumo desenfreado e supérfluo e, do outro, cria mecanismos que regulamentam as relações de consumo.

Atividade complementar
Lançar a seguinte questão aos alunos que apresentaram problemas oriundos de práticas comerciais:

ícone de acesso ao livor didático público
Livro Didático Público
- Os produtos que você comprou e se sentiu lesado eram produtos essenciais à sua sobrevivência ou eram necessidade supérfluas?

Pode-se promover a reflexão sobre itens de necessidade básica e itens supérfluos e a relação desses com o consumo e com a propaganda. O Livro Didático Público de Sociologia apresenta, na página 192, um texto e uma atividade relacionados a esse tema.

3° Aula

Pesquisa de campo

Os alunos deverão pesquisar numa população previamente definida os principais problemas relacionados às relações de consumo.
Obs: O professor pode organizar um conjunto de perguntas que deem conta do objetivo da pesquisa que é verificar a incidência de reclamações relacionadas às relações de consumo e identificar qual é a principal reclamação.

Informações sobre a realização da pesquisa de campo podem ser obtidas no espaço Hora Atividade Interativa – Pesquisa de Campo no ensino de Sociologia.

Os resultados dessa pesquisa serão utilizados na próxima aula

4° Aula

No laboratório de informática

ícone de link interessante
Sugestão de link para pesquisa
Pesquisa no laboratório de informática Pesquisar sobre as principais reclamações no Procon do Paraná em 2012 ou outro ano.

Na sequência pode-se comparar as informações disponibilizadas pelo Procon com as obtidas na pesquisa de campo, afim de verificar a compatibilidade das reclamações.

Para finalizar essas atividades, os alunos deverão verificar se existe o Procon na sua cidade e quais as formas de atendimento. Caso não tenha Procon no seu município, os alunos deverão verificar qual a localização do mais próximo.
Recomendar esta página via e-mail: