Disciplina - Sociologia

HAI - Pesquisa de campo no ensino de Sociologia

As estratégias e metodologias adotadas pelo professor são fundamentais no processo de ensino da Sociologia, e devem se caracterizar por posições teórico-práticas que permitam ao educando compreender as problemáticas sociais e contextualizá-las em suas contradições e conflitos, possibilitando assim, uma ação transformadora consequente do êxito da ação pedagógica.

Sendo assim, o professor, ao planejar suas aulas, poderá fazer uso de diferentes encaminhamentos metodológicos a fim de alcançar seus objetivos e a pesquisa de campo constitui-se numa opção metodológica, pois, pode oferecer ao estudante elementos que lhe permitam um tratamento analítico das questões que estão à sua volta, desde que compreendidas além do senso comum.

A seguir, acesse materiais e informações importantes sobre a Hora Atividade Interativa de 10 de maio de 2013, sobre "Pesquisa de Campo no Ensino de Sociologia".


ícone artigos
Artigos
Ícone
Sugestões de Aulas
ícone bibliotecas
Sugestões de Leitura



Artigos


A técnica do questionário na pesquisa social

A pesquisa etnográfica como construção discursiva

A trajetória da pesquisa na Sociologia

Metodologias de ensino de Sociologia: o Projeto “Oficina de Ideias"




Sugestões de aulas


Desenvolvimento da cidadania moderna
- Esta sequênca de aula procura introduzir o tema da cidadania moderna, tratando de seus aspectos teóricos e históricos.

Metodologia de pesquisa social: a entrevista - Espaço que apresenta informações sobre a entrevista, um dos métodos clássicos empregados na pesquisa social.

Pesquisa sobre Deslocamento Populacional - Pretende-se, nesta sequência, que os alunos conheçam os lugares de origem das famílias e alguns dos motivos que levaram os familiares a se deslocarem espacialmente.

Pesquisa sobre Deslocamento Populacional e Gênero - Espera-se, nesta sequência, verificar a hipótese de que a migração para cidades grandes pode estimular mudanças nas concepções do que é feminino e masculino.

Pesquisa sociológica: O papel do investigador no trabalho de campo -Espaço que apresenta informações, a partir dos escritos de Florestan Fernandes, sobre a pesquisa sociológica.




Sugestões de Leitura


BRUNIERA, C.F. G. Pesquisa sociológica: O papel do investigador no trabalho de campo. In: UOL Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/pesquisa-sociologica-o-papel-do-investigador-no-trabalho-de-campo.htm. Acesso em dez. 2017.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989.

MORAES, A. C.; GUIMARÃES, E. da F. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, A. C. (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 15) .



Live Blog Sociologia: Pesquisa de campo no ensino de Sociologia
 
Recomendar esta página via e-mail: