Disciplina - Sociologia

HAI - Pesquisa de campo no ensino de Sociologia

As estratégias e metodologias adotadas pelo professor são fundamentais no processo de ensino da Sociologia, e devem se caracterizar por posições teórico-práticas que permitam ao educando compreender as problemáticas sociais e contextualizá-las em suas contradições e conflitos, possibilitando assim, uma ação transformadora consequente do êxito da ação pedagógica.

Sendo assim, o professor, ao planejar suas aulas, poderá fazer uso de diferentes encaminhamentos metodológicos a fim de alcançar seus objetivos e a pesquisa de campo constitui-se numa opção metodológica, pois, pode oferecer ao estudante elementos que lhe permitam um tratamento analítico das questões que estão à sua volta, desde que compreendidas além do senso comum.

A seguir, acesse materiais e informações importantes sobre a Hora Atividade Interativa de 10 de maio de 2013, sobre "Pesquisa de Campo no Ensino de Sociologia".


Ícone da hora atividade interativa
Debates

ícone artigos
Artigos
Ícone
Sugestões de Aulas
ícone bibliotecas
Sugestões de Leitura



Artigos


A técnica do questionário na pesquisa social

A pesquisa etnográfica como construção discursiva

A trajetória da pesquisa na Sociologia

Metodologias de ensino de Sociologia: o Projeto “Oficina de Ideias"




Sugestões de aulas


Desenvolvimento da cidadania moderna
- Esta sequênca de aula procura introduzir o tema da cidadania moderna, tratando de seus aspectos teóricos e históricos.

Metodologia de pesquisa social: a entrevista - Espaço que apresenta informações sobre a entrevista, um dos métodos clássicos empregados na pesquisa social.

Pesquisa sobre Deslocamento Populacional - Pretende-se, nesta sequência, que os alunos conheçam os lugares de origem das famílias e alguns dos motivos que levaram os familiares a se deslocarem espacialmente.

Pesquisa sobre Deslocamento Populacional e Gênero - Espera-se, nesta sequência, verificar a hipótese de que a migração para cidades grandes pode estimular mudanças nas concepções do que é feminino e masculino.

Pesquisa sociológica: O papel do investigador no trabalho de campo -Espaço que apresenta informações, a partir dos escritos de Florestan Fernandes, sobre a pesquisa sociológica.




Sugestões de Leitura


BRUNIERA, C.F. G. Pesquisa sociológica: O papel do investigador no trabalho de campo. In: UOL Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/pesquisa-sociologica-o-papel-do-investigador-no-trabalho-de-campo.htm. Acesso em dez. 2017.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989.

MORAES, A. C.; GUIMARÃES, E. da F. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, A. C. (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 15) .



Debates


Live Blog Sociologia: Pesquisa de campo no ensino de Sociologia
 
Recomendar esta página via e-mail: