Disciplina - Sociologia

A Literatura feita por mulheres

Como tudo começou

No Brasil, o surgimento de mulheres escritoras ocorre principalmente a partir do século XIX, pois até então as mulheres não podiam exercer nenhum tipo de atividade intelectual ou cultural, os ofícios designados a elas eram os afazeres domésticos ou, então, seus pais poderiam optar por enviá-las a conventos, algumas escolas particulares nas casas das professoras, ou ainda o ensino individualizado. A primeira legislação autorizando a abertura de escolas públicas femininas data de 1827, assegurando os estudos elementares. Mesmo assim, poucas mulheres tiveram acesso a uma educação diferenciada; e foram aquelas primeiras e poucas que tomaram a iniciativa e abrir escolas, publicar livros, enfrentando a sociedade que imperava com a ideia de que a mulher não precisava saber ler e nem escrever.

A partir disso, as mulheres começaram a se organizar e a reivindicar maior participação na sociedade. Aconteceram, então, os primeiros movimentos organizados, tendo como principal objetivo a melhoria das condições de vida da mulher.

Saiba mais...

Conheça algumas mulheres que foram e são fundamentais para o surgimento e expansão de uma literatura feminina que é reflexo e manifestação dos novos papéis da mulher na sociedade e no mundo.

 
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: