Disciplina - Sociologia

Arábia Saudita

Localização da Arábia Saudita
Apesar da existência de um apelo no Facebook para que o povo saudita dedicasse o dia 11 de março às manifestações, isso não se concretizou.

O governo saudita lançou uma maciça operação de segurança na sexta-feira (11 de março), em uma ameaçadora demonstração de força para dissuadir os manifestantes de levar adiante o plano de celebrar um "Dia de Fúria" para pressionar a adoção de reformas democráticas no reino conservador.

Há registros que no dia 10 de março a polícia saudita disparou contra manifestantes que pediam reformas políticas durante manifestação na cidade de Qatif, no leste do país. Testemunhas afirmam que três pessoas ficaram levemente feridas.

Apesar disso poucos foram os eventos até agora no país que guarda, em seu subsolo, um quinto das reservas de petróleo do mundo.

Em janeiro aconteceu, depois de uma inundação, uma manifestação em Jidá, mas foi rapidamente dissolvida.

No dia 19 de fevereiro, membros da minoria xiitas do país teriam organizado uma manifestação pacífica e silenciosa em apoio aos seus pares de Bahrein, relata a agência Reuters.

Organiza-se pelo Facebook um dia de mobilização no mês de março. As exigências são: eleições, liberdades para as mulheres e libertação de presos políticos.

O rei Abdullah da Arábia Saudita antecipou-se aos protestos e anunciou medidas sociais para beneficiar trabalhadores, estudantes e outros cidadãos. Ordenou um aumento de 15% dos salários para um milhão de sauditas que trabalham no setor público, assim como um aumento de 10,7 bilhões de dólares do fundo de financiamento da habitação para responder melhor às demandas de crédito imobiliário, anunciou a agência oficial SPA.

Vale lembrar que as medidas anunciadas não incluem em sua pauta reformas políticas.

Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos Gerais

ícone para acessar lista de audio
Áudios
ícone para acessar lista de imagens
Imagens
ícone para acessar lista de notícias
Notícias

Simuladores
ícone para acessar lista de textos em PDF
Textos
ícone para acessar trechos de filmes
Trechos de Filmes
ícone para acessar lista de vídeos
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: