Disciplina - Sociologia

Quilombolas - João Surá - Parte 3

Sequência de vídeos sobre comunidades quilombolas. O Estado do Paraná é composto por 88 comunidades negras dentre as quais 33 já se encontram em processo de reconhecimento e titulação de terras sendo caracterizadas como comunidades Quilombolas. A Comunidade de João Sura se encontra no município de Adrianópolis e está localizada a beira do Rio Pardo no Vale do Ribeira divisa entre os estados de São Paulo e Paraná e foi a primeira Comunidade Quilombola a entrar em processo de reconhecimento de terras no Paraná que todavia ainda não foi concluído.

A proposta da realização de um vídeo etnográfico é resultado de uma parceria entre o coletivo Soylocoporti, Universidade Federal do Paraná e VER-SUS Extensão, em que, através de visitas ao longo de janeiro a agosto de 2007, foi possível a captação de imagens e relatos que remetem a história e costumes locais da comunidade que completa 200 anos em 2007.

Neste vídeos, moradores da comunidade falam de temas como a exploração do palmito e o espírito comunitário, encerrando com música tocada por um dos habitantes.

Produção: Coletivo Soylocoporti/UFPR/VER-SUS Extensão

Idioma: Português

Palavras-chave: Demarcação de terras. Diversidade. João Surá. Quilombolas. Tradições.

Duração: 5min09s

Fonte: Youtube

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 12776
  • 1294
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações