Disciplina - Sociologia

O Pianista - Antissetimismo

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Nesse fragmento, Wladyslaw Szpilman e sua família passam a viver com o antissemitismo (preconceito ou hostilidade contra judeus baseado em ódio contra seu histórico étnico, cultural ou religioso) em seu cotidiano.

O filme também mostra o momento em que os judeus da Polônia passam a ser obrigados a usar uma faixa no braço com a estrela de Davi.

Produção: Le Pianiste, Drama, França, 2002, 148 min. COR. Direção: Roman Polanski

Idioma: Português

Palavras-chave: Antissemitismo. Nazismo. Polônia. Preconceito.

Duração: 4min41s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 14096
  • 1487
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações