Disciplina - Sociologia

Sociologia

29/10/2018

6 tópicos de Sociologia que mais caem no Enem

Por Laura Loyo

1. Sociologia Temática
Em Sociologia Temática você vai encontrar perguntas sobre Cultura – patrimônio cultural, por exemplo -, Trabalho – como os modelos de produção e o surgimento de classes – e Contrastes Sociais – como as transformações políticas, culturais e econômicas da nossa sociedade. De acordo com o prof. Braian, o Enem também gosta de abordar a Sociologia Brasileira, trazendo nomes como Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre.

2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
É preciso prestar bastante atenção na diversidade cultural, pois esse é um tema que o Enem adora. Revise os elementos da cultura indígena, europeia e africana; preste atenção como elas influenciam no nosso comportamento atual e analise como lidamos com a diversidade.

Pode aparecer alguma questão sobre as diferenças entre cultura popular e erudita, então revise as principais características de cada uma delas. Além disso, não seria surpresa nenhuma encontrar alguma questão do papel da Mídia, relacionada à Indústria Cultural – outra dica para sua revisão.

3. Teorias Sociológicas
Sobre esse tópico, você pode encontrar questões que envolvam a interpretação da liberdade; o acesso à informação digital e a forma como esse comportamento impactou a sociedade; a questão do individualismo e do coletivo dentro do processo de identidade e as redes sociais a partir de mídias digitais.

Além disso, é aqui que entram pensadores importantes como Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim. “Eles são considerados os Pais da Sociologia”, afirma o prof. Braian.

4. Poder, Estado e Política
É preciso dominar o conceito de cidadania e conhecer os direitos (civis, políticos, sociais e Direitos Humanos). Outro tema que é abordado com frequência pelo Enem é a democracia.

Uma dica – que ajuda inclusive no momento de escrever a sua redação – é conhecer a organização dos três poderes brasileiros (Legislativo, Executivo e Judiciário).

5. Movimentos Sociais
O Enem gosta de cobrar os fatores de causa, definições e consequências dos movimentos sociais. Por isso, atente-se ao movimento agrário, movimento negro, movimento LGBT, movimento ambientalista e movimento feminista.

6. Trabalho e Produção
O processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa costumam ser abordado na prova. A partir desses tópicos, você deve saber principalmente quais foram suas consequências.

Preste muita atenção também nos modelos de produção e a divisão social do trabalho.

Esta notícia foi publicada em 18/09/17 no site https://www.stoodi.com.br/blog/2017/09/18/o-que-mais-cai-de-sociologia-no-enem/. Todas as informações são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.