Disciplina - Sociologia

Sociologia

03/12/2014

Papa e líderes religiosos se unem contra a escravidão

Por UOL/AFP

O Papa Francisco e os líderes de diversas religiões do planeta - judeus, muçulmanos, ortodoxos, anglicanos, budistas e hindus - assinaram nesta terça-feira, no Vaticano, uma declaração conjunta na qual se comprometem a lutar contra a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos.

Segundo dados do "Global Slavery index 2014", 36 milhões de homens, mulheres e crianças de todo o mundo são vítimas principalmente do trabalho forçado e da exploração sexual.

"Nos comprometemos hoje a fazer tudo a nosso alcance, em nossas comunidades religiosas e além, para trabalhar em conjunto para libertar aqueles que são reduzidos a escravos e vítimas de maus-tratos, a fim de dar a eles um novo futuro", afirma a declaração.

O documento foi assinado na sede da Pontifícia Academia para as Ciências, no Vaticano, na presença dos rabinos Abraham Skorka e David Rosen, do Comitê Judeu Americano; do líder ortodoxo Emmanuel, da França, e do grande aiatolá iraquiano Mohammad Taqi al-Modarresi, entre outros.

Antes da assinatura, o Papa Francisco denunciou um "flagelo atroz, presente em todo o mundo e em todas as formas, econômicas, psicológicas, sexuais", incluindo "no turismo".

Benjamin Skorka, rabino de Buenos Aires, afirmou que todos os homens têm "um único Pai" e lembrou a escravidão nos campos de concentração e de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial.

"São nossos irmãos, irmãs, filhos, filhas que são explorados: nesta era de globalização, o que acontece a um acontece a todos nós", afirmou a venerável Bhikkhuni Thich Nu Chan Khong, representante do budismo

Ela apelou à "compaixão" não só pelas vítimas, mas também "aos traficantes que sofreram e que podemos despertar e transformar para que se tornem nossos irmãos e aliados".

Em uma mensagem de vídeo, o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu, associoua a luta contra a escravidão e a proteção do meio ambiente, "os dois lados da mesma moeda."

"À medida que trabalhamos para estabelecer prazos e limites" para a proteção do meio ambiente, "não podemos ser indiferentes à exploração que faz desconectar um corpo de sua alma", ressaltou.

O líder dos anglicanos, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby - um dos principais defensores da iniciativa--, pediu leis mais eficazes "contra as formas de escravidão, bem como a colaboração com o mundo empresarial não excluindo campanhas de denúncia".

A iniciativa é apoiada pela Global Freedom Network, a rede mundial que combate a escravidão em todo o planeta.

No documento, os líderes religiosos se comprometem a erradicar a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos, e convidam os governo e chefes de Estado a apoiar publicamente tal iniciativa.

Os representantes das diversas religiões pedem a todos os países que reconheçam a "exploração física, econômica e sexual de homens, mulheres e crianças como um crime contra a humanidade".


Esta noticia foi publicada no site http://www.uol.com.br em 02 de dezembro de 2014. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.