Disciplina - Sociologia

Sociologia

20/03/2013

3º ENESEB - Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica

A Sociologia no currículo da educação básica teve um percurso intermitente, acompanhado de uma trajetória marcada mais pela ausência do que por sua presença na estrutura curricular, ocasionando diferentes problemas e perdas para a disciplina, tais como: ínfimo número de pesquisas sobre a Sociologia no âmbito escolar; ausência de debates e diálogos sobre os conteúdos e metodologias de ensino e desvalorização da disciplina no campo escolar.

O retorno da Sociologia como disciplina obrigatória nas três séries do Ensino Médio exige dos cientistas sociais respostas a esses e outros desafios. Apesar dos avanços – encontros nacionais e estaduais sobre Sociologia na educação básica e o aumento de teses e dissertações sobre o ensino de sociologia – é fundamental refletir a constituição prática desta disciplina e a formação de professores. Nesse sentido, uma feliz coincidência temporal entre o retorno da Sociologia para o ensino médio e o surgimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, entre os anos 2007 e 2008, veio contribuir significativamente para a reflexão sobre a disciplina na instituição escolar, ao mesmo tempo em que impacta a qualidade de nossas licenciaturas.

Experiências significativas como o PIBID, o surgimento de Laboratórios, a presença das universidades e outras atividades já existem no percurso da Sociologia no Ensino Médio, porém ainda assim é necessário construirmos consensos sobre o ensino de Sociologia no que se refere ao currículo e sua distribuição nas três séries do Ensino Médio. Não significa pleitear uma homogeneização dos conteúdos, algo equivocado diante da diversidade prática da realidade social e das temáticas da disciplina. Mas significa priorizar a ciência sociológica e sua prática docente como disciplina fundamental, que contribui na formação de jovens reflexivos, imaginativos e políticos diante da imensidão de perspectivas que os aguarda na sociedade.

Diante de oportuno momento de reflexividade e prática alavancadas pelas experiências da Sociologia no Ensino Médio, acreditamos que o III ENESEB seja um momento fulcral para continuarmos a reflexão e a prática desta ciência que se faz disciplina constituída pelas mãos de tantos professores da educação básica que se volta para jovens escolares. Assim, a intenção é construirmos consensos sobre as razões de e como ensinar sociologia no Ensino Médio.

Está sendo preparado o 3º ENESEB-Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, um evento nacional que vai para a sua terceira edição e se propõe a discutir os rumos da disciplina de Sociologia na escola, assim como a formação do professor e o papel da Universidade nesse processo.

Participam, deste encontro, professores universitários de todo o país, estudantes de licenciatura de universidades públicas e privadas, e professores da rede básica de todo o território nacional. Espera-se 600 pessoas nesse evento, sendo grande a participação dos professores da rede básica cearense e dos alunos dos cursos universitários da UFC, UECE, URCA e UVA.

No ano de 2013, o Encontro discutirá o papel da universidade na formação de profissionais que lidem com os desafios postos no século XXI, tendo como tema central a Juventude e o Ensino Médio. Um dos destaques do evento será o Encontro Nacional do Programa Institucional de Iniciação à Docência de Sociologia no qual licenciandos, professores da educação básica e professores universitários terão oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas nas escolas públicas do país.

O ENESEB acontecerá em Fortaleza na Universidade Federal do Ceará (Campus do Benfica) entre os dias 31 de maio a 03 de junho e contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, GT’s, exibição de documentários e atividades culturais.

Esta reportagem foi publicada no site http://www.eneseb.com.br/. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.