Disciplina - Sociologia

Sociologia

31/05/2010

10 teorias da conspiração das Copas

Maradona1 - O doping de Maradona em 94
Pego com a substância efedrina durante a Copa do Mundo, Maradona disparou contra a Fifa e jurou ser perseguido pela entidade, ideia comprada por muitos argentinos. Também chegou a se dizer que havia um acordo entre as partes para El Pibe jogar o Mundial dopado a fim de promover o futebol nos Estados Unidos.
Esquama Brasil - França2 - Esquema Brasil-França
A convulsão de Ronaldo na véspera da final contra a França deu margem para uma série de teorias malucas. A mais famosa história foi de que os brasileiros teriam trocado o título pelo direito de sediar a Copa de 2006.
Fuga Alemã3 - A fuga alemã
Já classificada para a segunda fase em 1974, a Alemanha Ocidental teria entregado os pontos em um duelo em que a fraca Alemanha Oriental venceu por 1 a 0. Tudo para fugir de Holanda, Argentina e Brasil e ficar ao lado de Suécia, Iugoslávia e Polônia.
Cça ao Puskas4 - Caça ao Puskas
Em 54, o povo alemão não entendeu nada quando Sepp Herberger escalou um time misto para enfrentar a poderosa Hungria e perdeu de forma arrasadora por 8 a 3. O mais importante serviço foi feito por Horst Eckel: o marcador caçou e tirou Puskas da partida. De fora dos jogos seguintes, o craque húngaro só retornou na final, baleado, e pouco fez no triunfo germânico por 3 a 2. Para os céticos, um plano mirabolante de Herberger.
Copa Mussolini5 - A Copa de Mussolini
A influência do ditador Benito Mussolini na Copa de 1934 é bastante difundida. Entre as histórias, há a de um bilhete ameaçador escrito "vitória ou morte", entregue ao elenco italiano. As arbitragens suspeitas pró-Itália em partidas contra Áustria e Tchecoslováquia também teriam o dedo de Mussolini, que teria escolhido ainda vários árbitros do Mundial. A última história dá conta de ameaças ao craque argentino Monti durante a Copa de 30, seguidas de um convite, aceito por ele, para se naturalizar italiano e jogar quatro anos depois.
Esquema Europa6 - Esquema europa
As teorias geralmente colocam o país anfitrião como o beneficiado. Em 1966, uma das Copas mais polêmicas por conta do gol que deu o título aos ingleses, circulou uma tese sobre as quartas de final: um árbitro alemão apitou Inglaterra x Argentina, enquanto um inglês apitou Alemanha Ocidental x Uruguai. Diz-se que tudo foi um acordo, já que os dois países avançaram para as semifinais com arbitragens polêmicas.
Assalto aos Italianos7 - Assalto aos italianos
Nas oitavas da Copa de 2002, a Itália foi duramente prejudicada pela arbitragem que favoreceu a anfitriã Coreia do Sul. O equatoriano Byron Moreno expulsou Totti e anulou gol legal de Tommasi - em seguida, passou férias em Miami com tudo pago, segundo a imprensa italiana. Nas quartas, a Coreia também ganhou com a ajuda da arbitragem, agora de Gamal Ghandour.
O julgamento de Garrincha8 - O julgamento de Garrincha
A história que tinha ares de lenda ficou com jeito de verdade recentemente. Garrincha foi expulso e o bandeirinha uruguaio Esteban Marino não compareceu ao julgamento - e o brasileiro acabou jogando a decisão.
A água dos argentinos9 - A água dos argentinos
Carlos Bilardo indicou anos depois que procedia a reclamação do brasileiro Branco. No confronto Brasil e Argentina em 90, o lateral bebeu água dos argentinos e ficou sonolento. Não se sabe exatamente a substância, mas algo foi preparado pelos argentinos para sabotar o Brasil, que fez grande partida e deu adeus graças ao gol de Cannigia.
Peru vendido10 - Peru vendido
Provavelmente, a maior reclamação brasileira na história das Copas. O Brasil deu adeus em 1978 graças a uma goleada que a Argentina aplicou sobre o Peru: 6 a 0. Sem oferecer resistência, os peruanos eliminaram assim os invictos brasileiros. Cláudio Coutinho chegou a dizer que a seleção era a "campeã moral".

Este conteúdo foi publicado no Sítio Terra. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.