Disciplina - Sociologia
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I Seminário Internacional de Educação para o Século XXI
Seminários
Início : Segunda-Feira 5 Março 2018, 0:00
Fim : Quarta-Feira 7 Março 2018, 0:00
Informação de contato :

Centro de Convenções da UNICAMP
Email : seminario2017internacional@gmail.com
URL : https://www.fe.unicamp.br/eventos/educacaolpg2017/?utm_source=galoa-agenda&utm_medium=page&utm_campaign=galoa-event-5115
O Seminário Internacional – organizado e promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP – a realizar-se de 3 a 5 de julho do corrente ano, pretende ser um espaço de aprofundamento e ampliação de conhecimentos, que permita discussão e reflexão sobre a Educação do Século XXI a partir dos quatro pilares propostos por Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos, os quais foram adotados pela UNESCO e declarados em seu relatório Educação: um tesouro a descobrir. Buscando assim, interrogar o sentido dos referidos pilares e do discurso da educação que neles se fundamentam. A partir desses quatro pilares, os profissionais da educação podem escolher com mais segurança dentre as práticas educativas que utilizam quais são as mais eficazes a fim de que os nossos alunos possam aprender a conhecer, pois consideram prazeroso o ato de compreender ou construir o conhecimento. Para isso, é necessário que o aluno construa as estruturas de pensamento específicas para conhecer, por meio das quais desenvolvem o raciocínio dedutivo, indutivo e a memória que possibilitam a aquisição do conhecimento físico, do conhecimento lógico matemático e o do conhecimento social, os quais correspondem a todos conteúdos das disciplinas que compõem os currículos da educação infantil ao ensino médio. Nesse ínterim, sem ter construído essas estruturas que são os instrumentos para aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, a crianças, os pré-adolescentes, jovens e adultos não podem compreender nada do que a escola ensina. Além disso, a tarefa da educação estará quase completa quando os estudantes aprendem a fazer, isto é, quando eles se tornam capazes de ir além do conhecimento teórico adquirido e sabem utilizá-lo na vida prática ao exercer a profissão que escolheram como meio de subsistência e realização pessoal e profissional. O saber fazer ou dominar competências implica necessariamente o aprender a conhecer, pois ambos transformam o aluno num técnico ou profissional capaz de aplicar esses saberes teóricos e práticos no trabalho que realiza. Segundo Jean Piaget, a interação social é um dos fatores do desenvolvimento e da aprendizagem. Entretanto, para que esse fator desempenhe seu papel, é preciso que nossos alunos em toda a sua trajetória escolar tenham tido a oportunidade de aprender a viver com os outros compreendê-los, realizar trabalhos em equipes, cooperar, trocar pontos de vista, tanto com os colegas que apresentam dificuldades de aprendizagem quanto com aqueles que não têm dificuldades, assim também com relação aos que têm crenças e valores semelhantes aos seus ou não. Para aprender a ser, é imprescindível que o aluno desenvolva a autonomia intelectual e moral, a criatividade, a sensibilidade, a espiritualidade, a responsabilidade, o respeito aos outros e, ademais esteja comprometido em contribuir para o progresso tecnológico, material e cultural de sua comunidade. Nesse sentido, para que a qualidade de nossa educação melhore, é imperativo que esses quatro pilares sejam considerados igualmente. Assim, estamos certos de que as palestras, conferências, oficinas, relatos de pesquisas, relatos de experiências que serão apresentados neste Seminário poderão contribuir para aumentar a nossa crença no valor da Educação
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