Disciplina - Sociologia

Indústria Cultural e Cultura de Massa

Nome do autor: Elisandra Angrewski
E-mail para contato: elisandraangrewski@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: Colégio Estadual Emílio de Meneses
Município / Estado: Curitiba/Pr
Conteúdo: Cultura e Indústria Cultural
Série:
3° anos

Justificativa

Aceitar o que é transmitido pelos meios de comunicação como verdade absoluta sem nenhum tipo de questionamento, faz dos telespectadores seres passivos de fácil manipulação. Diante dessa situação, faz-se necessário o estudo de dois conceitos essenciais: indústria cultural e cultura de massa.

Objetivo Geral

Propiciar ao discente uma reflexão sobre o poder que os meios de comunicação de massa têm sobre aqueles que o aceitam como única fonte de informação e cultura.

Objetivos Específicos

Demonstrar aos estudantes que os meios de comunicação de massa são empresas que têm como objetivo acumulação de capital e por conseguinte, o lucro.

Relato de aula


1ª aula

Inicia-se a aula com um breve debate sobre a subjetividade do gosto. Os educandos expõem suas opiniões sobre a questão: gosto se discute? (10 min aproximadamente)
Depois do debate os alunos leram o texto: Meios de comunicação - TV. Esse texto é originalmente um Folhas publicado no porta Dia a Dia Educação, que foi adaptado para ser trabalhado nesta aula. Durante a leitura, várias vezes interpelei afim de facilitar a compreensão e proporcionar um conhecimento mais aprofundado dos conceitos citados. (35 min aproximadamente)

Meow


2ª aula

Retomada de conteúdo (5 min aproximadamente)
Passar o vídeo Meow. (8 min)  - Animação Meow
Foi proporcionado alguns minutos para que os estudantes livremente relatassem suas impressões sobre o filme.
(5 min aproximadamente)

Atividade

Em forma de texto os discentes retomaram a discussão sobre o gosto. Se posicionaram e argumentaram defendendo sua posição. Foram orientados para que os argumentos fossem coerentes, sintéticos e expressos em uma lauda. (30 min aproximadamente)

Considerações

Os discentes que tinham opinião enraizada na ideia de subjetividade do gosto e defendiam a premissa de que as suas escolhas eram realmente livres, ao fim do trabalho conseguiram perceber que as discussões que permeiam o tema são delicadas, e que as opiniões sobre isso não podem ser expressas de maneira inconsequente e sem reflexão.

Referências

ADORNO, Theodor W. Textos Escolhidos. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores)
ADORNO, T. & HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. 2ª edição, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1986.
MORIN, Edgar. Indústria Cultural. In: MARTINS, J. S. & FORACCHI, M. (orgs.). Sociologia e Sociedade - Leituras Introdutórias em Sociologia. São Paulo, LTC, 1978.
Sociologia/Vários autores – Cultura: criação ou apropriação? - Páginas 165 - 170 Curitiba: Seed-PR, 2006.
Recomendar esta página via e-mail: