Disciplina - Sociologia

Sugestão de atividades - Gênero - Mulher e esporte

Conteúdo: Gênero - Mulher e esporte

1. O foco desta aula é destacar o papel da mulher nos esportes. Para tanto, o professor partirá da atividade de "tempestade de ideias", brainstorming. O objetivo é identificar a percepção dos alunos em relação ao tema proposto.

 A "tempestade de ideias" poderá ser provocada pelas seguintes perguntas:

a) Como você percebe a inserção da mulher no esporte?

b) Que exemplos você pode citar de atletas mulheres reconhecidas?

 Veja sugestão de sites que explica a técnica brainstorming:

Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Canal do Educador. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm. Acesso em: 11 de junho de 2013.

2. Após a realização da atividade, o professor apresentará três documentários (curtas-metragens) que mostram as mulheres no esporte.

História da mulher no esporte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M5-CgYXJoUQ, Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 7min 44seg.

Mulher no futebol. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5vBp2oOZueo. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 25min 37seg.

Mulher de 75 anos atleta. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ode3q5WLka0. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração: 8min 54seg.

 

mulheres na h

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 3. Após a exibição dos documentários, o professor indagará a turma sobre suas impressões em relação ao papel da mulher no esporte. O professor pode fazer questionamentos como:

a)      É comum em nossa sociedade conhecermos mulheres que se dedicam ao esporte tal como vimos nos documentários?

b)      A mudança no panorama da participação de mulheres no esporte vem modificando. A que podemos atribuir tal mudança?

4. Em seguida, o professor convidará a turma a vivenciar as modalidades esportivas praticadas pelas mulheres dos documentários. Portanto, eles vivenciarão nesta aula o futebol misto (no qual os times não são separados por gênero) e, na próxima, a modalidade de atletismo.

   

fut misto

Disponível em: Google Imagens. Acesso em: 11 de junho de 2013.

 

5. Na sequência, o professor deve compartilhar que nas próximas aulas os grupos produzirão um documentário que abordará a temática da mulher no esporte.

6. O professor solicitará como tarefa de casa que os alunos pesquisem sobre como são as etapas para a produção de um documentário amador. Segue alguns sites a serem recomendados aos alunos:

Ficção em Tópicos. Disponível em: http://ficcao.emtopicos.com/2012/02/criar-documentario-verdade/. Acesso em: 11 de junho de 2013.

Documentário Amador Escola Renato Pacheco. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M0L7qSnz-8A. Acesso em: 11 de junho de 2013. Duração 3min 37seg.


Esta atividade foi extraída da aula Mulheres no Esporte: um estudo sobre gênero na escola  do Professor Tiago Soares Alves Uberlandia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: