Disciplina - Sociologia

Sugestão de atividades - Propaganda e política

Conteúdo: Propaganda e política

Passar no quadro esse fragmento:

A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina... A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma ideia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião 

Discutindo o fragmento: 
  • Quem concorda com ele? 
  • O que o levou a concordar ou discordar? 
  • A propaganda política tem essa função hoje em dia? 

Depois do debate sobre o fragmento o professor poderá explicar que trata-se das palavras de Adolf Hitler escritas em 1926, em seu livro Mein Kampf, no qual defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo. 
Fonte: Unites States Holocaust Memorial Museum A Propaganda Política Nazista. Disponível em: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005202. Acesso em: mar 2012 

Na sequência apresenta-se trechos do documentário produzido e dirigido pelo cineasta sueco Peter Cohen e narrado por Bruno Ganz, que trata do uso da arte e da estética pela Alemanha nazista. 
Título: Arquitetura da Destruição (2-12) 
Ficha técnica: Arquitetura da Destruição. Suécia 1992 - 121 minutos. Direção: Peter Cohen. 
Sinopse: Arquitetura da Destruição lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler não descuidava de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria. 
Duração: 10' 01” 

Depois de ver o filme o professor deve conversar com os alunos sobre: 
  • a importância da arte na propaganda; 
  • o papel fundamental da propaganda no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha; 
  • as ações empregadas por Hitler, pois com elas, ele se apropria da arte e a transforma em propaganda (através dos grandes espetáculos de massa, como jogos, paradas militares, danças, ginástica, discursos políticos e música, etc).

Esta atividade foi extraída da aula "Arte e Técnica" da professora Elisandra Angrewski - Curitiba/Pr. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: