Disciplina - Sociologia

Sugestão de atividade - Método sociológico

Conteúdo: Surgimento da Sociologia

Fazer uma leitura orientada do seguinte fragmento de texto de Auguste Comte:
(seria interessante pedir para um aluno ler o texto para poder também observar o grau de dificuldade ou desenvoltura que o aluno apresenta)

"As divisões que estabelecemos entre nossas ciências, sem serem arbitrárias, como alguns o creem, são, com efeito, essencialmente artificiais. Na realidade, o assunto de nossas investigações é uno; nós o dividimos com o fito de separar as dificuldades para melhor resolvê-las. Resulta daí mais de uma vez que, contrariamente a nossas repartições clássicas, questões importantes exigiram certa combinação de vários pontos de vista especiais, (...)."

Acredito que seja necessário explicar para os alunos que está claro, desde o século XIX, para o pensador Auguste Comte fundador da Sociologia e criador dos termos “sociologia” e “altruísmo”, que o conhecimento não é estanque, estacionado ou limitado apenas à uma área ou domínio específico. Entretanto, fez-se necessário criar lugares comuns de afinidade (departamentos) entre as ciências, para tornar possível a aquisição de um conhecimento compilado durante séculos. Ou seja, a quantidade de conhecimento acumulado pelos Homens durante a história da humanidade – em todas as áreas do conhecimento – teve que ser fragmentada para que pudesse ser conhecida e apreendida pelas gerações posteriores. Sendo assim, os métodos utilizados pelo homem, de acordo com a escala enciclopédica das ciências, com a finalidade de mostrar que os métodos são importantes para o conhecimento humano na medida em que são ferramentas (meios e não fins) para o progresso intelectual e moral do Homem. E, se notarmos bem, todos os métodos relacionados a seguir são utilizados a todo momento pelos indivíduos, na teoria e na prática.

DEDUÇÃO: método Lógico- Matemático
OBSERVAÇÃO: método da Astronomia
EXPERIÊNCIA: método da Física
NOMENCLATURA: método da Química
COMPARAÇÃO: método da Biologia
FILIAÇÃO HISTÓRICA: método da Sociologia
CONSTRUÇÃO OBJETIVA: resultado da aplicação dos métodos anteriores voltados para o progresso da humanidade A leitura necessária a ser feita para compreender os métodos encontra-se em: PERNETA, Augusto Beltrão. Filosofia Primeira. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert Limitada, 1957.
Esta atividade foi extraída da aula Sociologia - Método e Interdicisplinaridade da professora Adriana Monferrari Amorim - Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: