Disciplina - Sociologia

Sociologia de Florestan Fernandes

Florestan Fernandes inaugura uma nova era na história da Sociologia brasileira. Abre espaço para a reflexão teórica e a interpretação crítica da realidade social. Ao dialogar com autores já consagrados da sociologia, aponta não somente para as distinções no modo de conceber o desenvolvimento da reflexão sociológica no Brasil, mas, sobretudo, para as disputas entre as concepções que constróem a hegemonia de orientações, pondo em xeque, por exemplo, o mito da democracia racial no país.

Parte da sociologia de Florestan Fernandes concentra-se na pesquisa e na interpretação das condições e possibilidades das transformações sociais. A transformação radical da sociedade brasileira é tema frequente em suas obras e aparece algumas vezes como desafio teórico e outras como perspectiva prática.

Nesse contexto de praticidade inserem-se as reflexões sobre educação que, como processo social, aparece como uma possibilidade de desenvolvimento no Brasil. Argumentava que os entraves ao desenvolvimento seriam mais facilmente superados se a educação pudesse se orientar para a formação de cidadãos capazes de aderir crítica e conscientemente aos desafios do planejamento dentro da nova ordem social, baseada no uso da ciência e da tecnologia para escolher as alternativas futuras.

Destacamos aqui alguns materiais que podem auxiliar na compreensão da obra de Florestan Fernandes.

ícone
Alguns escritos
de Florestan
ícone de apresentação
Apresentação
ícone de entrevistas
Entrevista
Recomendar esta página via e-mail: