Disciplina - Sociologia

V de vingança

Ícone de acesso ao trailer
Trailer
capa do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões sociológicas
V não apresenta comportamentos exemplares em nome da formação do caráter e da ideologia dominante, por isso ele não é um herói no sentido tradicional. Ele pode ser considerado um anti-heroi, um personagem típico dos tempos modernos, que subverte o status quo e que transita com facilidade na tênue linha entre o certo e o errado, entre o pecado e a virtude.
Esse anti-heroi atua em um cenário cenário totalitário com claras referências ao fascismo, e pretende politizar a população oprimida para libertá-la, ao mesmo tempo em que executa sua
revanche pessoal.
O filme demonstra como e com que força uma obra de ficção pode ser investida de sentidos episódicos e datados, por forças sincrônicas de conjuntura histórica. Pode-se vislumbrar na narrativa analisada uma atualização ressignificada das utopias. Elas seriam um meio de conceber um mundo diferente, segundo explica Emile Durkheim, em escritos de 1912: “Este mundo novo (das crenças, representações e ideais) foi ela (a sociedade quem a construiu, construindo-se a si própria (...) (DURKHEIM, 1985, p. 604)
(Adaptado de GUIMARÃES, . A. D. Utopias, Anacronias e Distopias em V de Vingança: das páginas para a tela. )

Trechos do filme
Poder dos símbolos - Regimes Totalitários  



Sugestões temáticas

- Liberdade
- Poder
- Política
- Relações de poder
- Manutenção do poder
- Relações econômicas
- Ideologia
- Regimes totalitários

Colaboração envida pela professora Adriane do Rocio Oliveira da cidade Castro - PR.
Recomendar esta página via e-mail: