Disciplina - Sociologia

A utilização de filmes na aula de Sociologia - Leia mais

O uso do filme não pode ser visto como apenas "passar o filme", é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, ou seja, tornar o filme significativo ao aluno (THIEL; THIEL, 2009, p. 8). Marcos Napolitano enfatiza a necessidade de planejar o uso do cinema como recurso em sala de aula e cabe ao educador “(...) propor leituras mais ambiciosas além do puro lazer, fazendo a ponte entre emoção e razão de forma direcionada, incentivando o aluno a se tornar um espectador  mais exigente e crítico, propondo relações de conteúdo, linguagem do filme com os conteúdos escolares.” (NAPOLITANO, 2009, p. 15). A análise do filme deve considerar o conteúdo em si e as informações técnicas do filme. “Assim, é importante abordar tanto a linguagem cinematográfica que é própria do filme/audiovisual quanto valer-se dos tema tratados, pois ambos levam à reflexão”. (ARAÚJO; ANGREWSKI; GALVAN, 2012, p. 253).

O cinema em sala de aula exige planejamento e cabe ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam as expectativas de aprendizagem. Sobre o trecho de filme Pablo Blasco afirma que o uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada “cultura do espetáculo” marcada pela “informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocínio linear, lógico e especulativo”. (BLASCO, 2006, p. 28). Assim, a metodologia do clip facilita a reflexão sobre determinados conteúdos e conceitos apresentados em contextos educacionais (BLASCO, 2006, p. 66).

Diante do exposto, o uso de filme nas aulas de Sociologia mostra-se como um tema de relevância para ser proposto e trabalhado pela Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio da equipe técnica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.

Objetivos da HAI
- Fomentar o debate sobre o ensino da Sociologia na Educação Básica no Paraná.
- Proporcionar ao professor possibilidades de trabalho com o filme em sala de aula.
- Possibilitar aos professores de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre os métodos e metodologias de ensino de sociologia.
Recomendar esta página via e-mail: