Disciplina - Sociologia

Legião Invencível

capa do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Na verdade, o capitão Brittles é um solitário em busca de seus princípios, com grande senso de dever, beirando o fanatismo, onde a morte não é algo a se temer. Como um pai benevolente, ele está disposto a buscar a paz com os índios em sua derradeira missão.

Os índios são representados como bárbaros insubmissos e temidos que reagem, de forma violenta, contra a ocupação do homem branco em sua terras de caça (aparecem, em geral, atacando os comboios ou a cavalaria).

Em She Wore a Yellow Ribbon, antes de executar o "ataque preventivo" à tribo arapahoe, Britlles busca um diálogo com o velho cacique que, incapaz de negociar a paz, culpa os jovens indígenas pela sede de morte contra o homem branco.

A trilogia de Ford sobre a cavalaria é um ótimo recurso fílmico para uma reflexão histórica (e sociológica) sobre a ideologia (e morfologia) histórica do imperialismo yankee em sua forma primordial endogênica: o massacre das populações indígenas.

Sugestões temáticas
- Relações culturais - Segregação - Minorias - Território


Mais informaçõesparte filme
A glorificação do United States Army surge com a cavalaria em sua missão histórica de defender a ocupação do território nativo, segregando as várias tribos indígenas em reservas demarcadas. Com John Ford, o ideal da Nação construída por meio das "legiões invencíveis" se apresenta em alto estilo.

Entretanto, o patriotismo de Ford não é vulgar, nem piegas. Ele não destaca a corporação militar em si, mas a figura do heroi épico, quase messiânico, que, embora integrado, é um tipo solitário e meio perdido, representado com vigor por John Wayne, ator preferido de Ford. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: