Disciplina - Sociologia

Robôs

capa do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões sociológicas
Em Robôs, Dom Aço é a expressão do "capitalismo selvagem" - ou melhor, do capital financeiro (que predomina hoje, sob o capitalismo global) e que só visa o lucro e a descartabilidade.

Por outro lado, o Grande Soldador aparece como a representação do "capitalismo social" que busca repor as energias perdidas e não fazer meramente o upgrade.


Sugestões temáticas
- Tecnologia - Modernização
- Consumo - Maniqueísmo

Mais informações
Robôs é dirigido por Chris Wedge e pelo brasileiro Carlos Saldanha (o mesmo time de A Era do Gelo).

É uma fantasia dos riscos da alucinada inovação tecnológica que parte do filmeameaça, com a desvalorização persistente, o mundo dos homens (que aparecem invertidos como robôs).

Mas a culpa da obsolescência planejada, prática comum das corporações industriais, é atribuída a um executivo malvado e corrupto e não a um modo de produção social, o capitalismo, que possui, em si, a lógica da produção destrutiva.

No subtexto do filme, existe uma crítica sutil à "sociedade de consumo", à modernização desenfreada, ou até uma discreta crítica ao sistema ditatorial de Hollywood, onde o que conta é a juventude e a beleza (por isso, tantas ‘estrelas’ se submetem ao bisturi, ou seja, o upgrade).

Entretanto, faltou-lhe ousadia em sugerir algo para além da luta do Bem contra o Mal ou de um suposto "capitalismo social" (Grande Soldador), aquele que solda o compromisso social, contra um capitalismo Selvagem...

Além disso, nota-se que o visual do filme parece ter sido inspirado na cultura tecnológica dos anos 1950, época em que os eletrodomésticos começaram a se popularizar; por isso os personagens até têm a cara dessas parafernálias. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: