Disciplina - Sociologia

Quase Nada

capa do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Filme brasileiro constituído por três histórias que expressam a visão de um Brasil interior que desmistifica o mundo rural.

Ao contrário de Bye Bye Brasil ou Central do Brasil, onde a ida ao interior do país é uma metáfora da busca de identidade nacional, em “Quase Nada” o que aparece é a tragédia da nação por meio de pequenas misérias do Brasil profundo.

Resende expõe as pequenas tragédias do cotidiano de um país de modernização inconclusa, de objetivação capitalista de via colonial-prussiana, onde o estranhamento social assume múltiplas formas sociopsicológicas.

Sugestões temáticas
- Desigualdade social - Estranhamento social - Gênero - Terítório


Mais informações

Apesar do relato intimista, Resende apresenta flagrantes determinações sociais, expressas na desigualdade de parte do filmeclasse, de etnia e de gênero. Por exemplo, o estranhamento (e a desefetivação humano-genérica) está presente no episódio Foice, através da inveja que dilacera as relações de amizade entre dois trabalhadores rurais (é difícil não apreender ilações implícitas do conflito racial que perpassa o mundo do trabalho – o capinador é negro e o cumpadre é branco); e está presente também no episódio Veneno, quando um vaqueiro se encontra diante de um inimigo que vem do passado, e só está presente na memória e que vive dentro de si. Suas alucinações e o medo visceral o conduzem ao suicídio. E ainda no episódio Machado, um pequeno produtor de rosas sente um ciúme doentio que o leva a matar a mulher. (Adaptado de tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: