Disciplina - Sociologia

Pulp Fiction (Tempo de Violência)

Ícone de acesso ao trailer
Trailer


Infográfico
Infográfico
capa do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões sociológicas
Quentin Tarantino dirige esta homenagem à literatura pulp dos anos 40, contando uma história que envolve um gângster, um boxeador e dois assassinos profissionais.

É importante observar que a pulp fiction surgiu em 1896 nos EUA como uma opção de leitura e diversão para uma grande massa de trabalhadores que emigrava do campo para a cidade, formando o que seria chamado de sociedade de massas (o salário médio de um operário era de 7 dólares semanais e o preço dos pulps não pesavam no bolso).

O universo de Tarantino é despedaçado. Ele tende a incorporar a sintaximagem do filmee simbólica do capitalismo global e seu caos sistêmico. A narrativa de Pulp Fiction possui uma temporalidade fragmentária e descontínua. Em cada detalhe contingente, um gesto de violência concentrada.

Como observa Julio Cabrera, “os filmes de Tarantino são uma curiosa e irritante filigrana de coincidências e pequenas fatalidades.” É o que ocorre quando se submerge na lógica terrível do capitalismo pós-moderno. Um detalhe: ao dançar twist com Mia Wallace, Vincent exala uma nostalgia kitsch dos anos dourados do capitalismo americano. (Adaptado de Tela Crítica).

Sugestões temáticas
- Violência                                               - Drogas
Recomendar esta página via e-mail: