Disciplina - Sociologia

Ou tudo ou nada

capa do filme Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Os operários desempregados, ao se assumirem como stripers, passam a dar um novo sentido ao corpo, objeto de predação rígida das imposições fordistas-tayloristas.

A dança, ao ritmo da dance music, tal como em Flash Dance, parece ser um mote para flexibilizar a corporalidade viva, adequando-a as novas imposições toyotistas, da subjetividade flexível, disposta a acompanhar os novos ritmos da produção capitalista.

Ao se despirem, os operários desempregados representam um renascimento interior para um novo estilo de vida. O título original, Full Monty, significa literalmente “pelados”: os ex-operários desempregados estão não apenas literalmente nus de corpo, mas despidos de perspectivas existenciais.

Apesar da humor, a situação de Full Monty é de tragédia social. Mesmo após o show de stripers, permanece o vazio de perspectivas de trabalho.

Sugestões temáticas
- Trabalho  - Desemprego
 - Corpo e trabalho

Mais informações
A história decorre em Sheffield, Inglaterra, cidade outrora conhecida como Cidade do aço ("City of Steel"), pátria de uma massiva indústria de metal o que possibilitou a criação de um grande número de empregos. Desde os anos 1990, sua indústria está em declínio e as fábricas fecharam criando um grande número de desempregados e cena do filmefamílias em desespero. É neste cenário que um grupo de trabalhadores desempregados resolve montar um show de striptease para as mulheres, a fim de conseguir algum dinheiro. No entanto eles não são aquilo que se pode chamar de "modelos de beleza" que qualquer mulher pagaria para ver despir-se. Apesar de tudo e, como não têm nada a perder, resolvem tentar. Tal como o título indica eles têm de fazer um striptease completo num “clube de mulheres”. É filme trabalha muito bem a crise de algumas indústrias e as suas consequências sociais, especialmente no que se refere àqueles que perdem o emprego. É uma comédia com tom trágico, mas conclusão eloquente e esperançosa.
Recomendar esta página via e-mail: