Disciplina - Sociologia

Osteoporose

É uma doença que se caracteriza quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.

foto demonstrando a aparência de um osso normal, rico em cálcio.foto demonstrando um osso desgastado, com osteoporose.

O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis hormonais do organismo. O estrógeno — hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade — ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. As mulheres são as mais atingidas pela doença. Na menopausa, os níveis de estrógeno caem bruscamente. Com isso, os ossos passam a incorporar menos cálcio (fundamental na formação do osso), tornando-se mais frágeis.

A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.

Embora pareçam estruturas inativas, os ossos se modificam ao longo da vida. O organismo está constantemente fazendo e desfazendo ossos. Esse processo depende de vários fatores como: genética, boa nutrição, manutenção de bons níveis de hormônios e prática regular de exercícios.


Fontes de Pesquisa


Recursos Didáticos


ícone de áudio
Áudios
ícone de imagemImagens ícone de links interessantes
Links Interessante
ícone de jornal
Notícias
ícone de simulador
Simuladores
ícone de pdfícono PDF
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: