Disciplina - Sociologia

Intelectuais das Ciências Humanas

Neste espaço você encontra algumas personalidades da Área de Ciências Humanas que contribuíram, ou têm contribuído, com as conquistas das mulheres na sociedade com seus pensamentos e suas ações.


Bertha Maria Julia Lutz
Hannah Arendt
Heloisa Buarque de Holanda
Hildegard von Bingen
Judith Butler
Margareth Rago
Maria da Penha
Maria Montessori
Marilena Chauí
Mary del Priore
Mary Douglas
Nísia Floresta
Olga Benário Prestes
Patrícia Rehder Galvão (Pagu)
Rosa Luxemburgo
Ruth Cardoso
Simone de Beauvoir
Zilda Arns




Hildegard von BingenHildegard von Bingen
(1098 - 1179)
Foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga e escritora alemã, e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha.Personalidade muito citada mas de fato pouco conhecida pelo grande público, rompendo as barreiras dos preconceitos contra as mulheres que existiam em seu tempo, foi respeitada como uma autoridade em assuntos teológicos e louvada por seus contemporâneos em altos termos. Hoje é considerada uma das figuras mais singulares e importantes do século XII europeu.
seta Voltar ao topo

Nísia FlorestaNísia Floresta Brasileira Augusta
(1810 - 1885)
Foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços público e privado publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.


seta volta ao topo Voltar ao topo

foto da médica Maria MontessoriMaria Montessori
(1870-1952)
Médica e Pedagoga Italiana.
Foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Posteriormente licenciou-se em Pedagogia. Criou o método Montessori, baseado em experiências sensoriais, além de materiais muito utilizados na atualidade como o alfabeto móvel e o material dourado(matemática).



seta volta ao topo Voltar ao topo

Berta LutzBertha Maria Julia Lutz
(1894 - 1976)
Foi uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil..Era zoóloga de profissão, estudou ciências naturais em Paris, na Sorbonne. Depois de tomar contacto com os movimentos feministas da Europa e dos Estados Unidos da América, Berta criou as bases do feminismo no Brasil. Foi eleita suplente para deputado federal em 1934, após fracassar em duas eleições. Em 1936 assumiu o mandato, mas em 1937, com o golpe do Estado Novo, perdeu o mandato.


seta volta ao topo Voltar ao topo

Rosa LuxemburgoRosa Luxemburgo
(1871-1919)
Foi uma filósofa marxista e militante revolucionária polaca-alemã ligada à Social-Democracia do Reino da Polónia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha. Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD).



seta volta ao topo Voltar ao topo

Olga Benário PrestesOlga Benário Prestes
(1908 -1942)
Militante comunista alemã, de origem judaica, deportada pela ditadura getulista para a Alemanha, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de concentração. Veio para o Brasil na década de 1930, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Destacada como guarda-costa de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes.


seta volta ao topo Voltar ao topo

Simone de BeauvoirSimone de Beauvoir
(1908 -1986)
Foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa.Entre seus ensaios críticos cabe destacar "O Segundo Sexo" (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade. Logo uniu-se estreitamente ao filósofo e a seu círculo, criando entre eles uma relação polêmica e fecunda.Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia.


seta volta ao topo Voltar ao topo

Hannah ArendtHannah Arendt
(1906 - 1975)
Foi uma teórica política alemã, muitas vezes descrita como filósofa, apesar de ter recusado essa designação. Emigrou para os Estados Unidos durante a ascensão do nazismo na Alemanha e tem como obra maior "Origens do Totalitarismo" Arendt estudou filosofia com Martin Heidegger na Universidade de Marburgo, relacionando-se passional e intelectualmente com ele. Posteriormente Arendt foi estudar em Heidelberg, tendo escrito na respectiva universidade uma tese de doutoramento sobre a experiência do amor na obra de Santo Agostinho, sob a orientação do filósofo existencialista Karl Jaspers.
seta volta ao topo Voltar ao topo

PaguPatrícia Rehder Galvão (Pagu)
( 1910 - 1962)
Foi uma escritora e jornalista brasileira. Bem antes de virar Pagu, já era uma mulher avançada para os padrões da época, cometia algumas “extravagâncias” como fumar na rua, usar blusas transparentes, manter os cabelos bem cortados e eriçados e dizer palavrões. Pagu não participou da Semana de Arte Moderna. Tinha apenas 12 anos, em 1922. Com 18 anos já está integrada ao movimento antropofágico, sob a influência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. É logo considerada a musa do movimento.

seta volta ao topo Voltar ao topo

MarilenaMarilena Chauí
(1941 - )
É filósofa e historiadora de filosofia brasileira. Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).




seta volta ao topo Voltar ao topo

Heloísa Buarque de HolandaHeloísa Buarque de Holanda
(1939 - )
Nascida em Ribeirão Preto, SP, em 26 de julho de 1939, é formada em Letras Clássicas pela PUC RJ, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, Nova York. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital.


seta volta ao topo Voltar ao topo

RuthRuth Cardoso
(1930 - 2008)
A antropóloga Ruth Correa Leite Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara (SP). Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Publicou trabalhos na área de Cultura e Política, tendo como foco movimentos sociais, participação política, imigração, juventude, comunicação de massa, violência e cidadania. Entre as obras que publicou estão A Aventura Antropológica (1988) e Bibliografia sobre a Juventude.

seta volta ao topo Voltar ao topo

Maria da PenhaMaria da Penha
(1945 - )
Maria da Penha Maia Fernandes é uma biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica. Nove anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão. Por meio de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos. Hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.


seta volta ao topo Voltar ao topo

MaryMary del Priore
(1952 - )
Graduou-se em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado (1996) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Foi professora de História do Brasil Colonial nos departamentos de História da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É colaboradora em revistas nacionais e internacionais, e publica crônicas no jornal O Estado de S. Paulo. Escreveu, organizou ou colaborou em mais de 40 livros.

seta volta ao topo Voltar ao topo

Margareth RagoMargareth Rago
(1948 - )
É professora livre-docente do Departamento de História da Universidade de Campinas. É coordenadora do Grupo de Estudos Foucaultianos e da Linha de Pesquisa História, Cultura e Gênero do Programa de Pós-Graduação em História deste Depto. Foi professora-visitante no Departamento de História do Connecticut College, nos Estados Unidos, pela Comissão Fulbright. Publicou vários livros: Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar; Os Prazeres da Noite.Prostituição e Códigos da Sexualidade Feminina em São Paulo e Entre a História e a Liberdade, entre outros.
seta volta ao topo Voltar ao topo

ZildaZilda Arns Neumann
(1934 - 2010)
Médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação

seta volta ao topo Voltar ao topo

Judth ButlerJudth Butler
(1956 - )
É uma filósofa pós-estruturalista estadunidense, que contribuiu para os campos do feminismo, Teoria Queer, filosofia política e ética. Ela é professora da cátedra Maxine Elliot no Departamento de Retórica e Literatura Comparada da University of California em Berkeley.




seta volta ao topo Voltar ao topo

Mary DouglasMary Douglas
(1913 - 2007)
Antropológa, durante 25 anos foi professora universitária do Colégio de Londres e depois lecionou nos Estados Unidos por mais 11 anos. Muitos dos seus trabalhos foram tornados populares fora dos círculos antropológicos, seu livro “Pureza e Perigo” se tornou um celebre dentro do seu campo. Apos quatro anos de trabalho (1977-1981) como professora de Estudos Culturais no Instituto Russel Sage de Nova York se mudou para a Universidade Northwestern como professora de humanidades, produzindo os vínculos entre teologia e antropologia.

seta volta ao topo Voltar ao topo


Fontes de Pesquisa

 

Recursos Didáticos

ícone de áudio
Áudios
ícone de imagem
Imagens
ícone de jornal
Notícias
ícone de simulador
Simuladores
ícone de pdf
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: