Disciplina - Sociologia

Endometriose

Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) em locais fora da cavidade uterina, como: fundo de saco (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto ), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis. Veja o esquema:

Letra e Áudio

A endometriose apresenta como sintomas: dores pélvicas crônicas e durante a relação sexual, além de alterações urinárias e intestinais no período de menstruação. Uma das consequências da doença é a dificuldade para engravidar.

Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. A principal delas é que, durante a menstruação, células do endométrio, camada interna do útero, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose.


Fontes de Pesquisa

Recomendar esta página via e-mail: