Disciplina - Sociologia

Câncer de Mama

É o desenvolvimento anormal das células da mama, geralmente dos ductos mamários, as quais começam a se dividir e reproduzir muito rápido e de forma desorganizada. Estas células crescem e substituem o tecido saudável.

Os tumores cancerígenos normalmente não apresentam dor. O câncer de mama pode apresentar como sintomas: o aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou embaixo do braço; a mudança no tamanho ou no formato da mama; alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola; secreção contínua por um dos ductos; retração da pele da mama ou do mamilo; inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.

Ao que tudo indica, o câncer de mama é o resultado da interação de fatores genéticos com estilo de vida, hábitos reprodutivos e o meio ambiente e, a despeito dos avanços no conhecimento dos fatores epidemiológicos do câncer de mama e da revolução na abordagem terapêutica, a morbidade e mortalidade associadas a esta doença permanecem elevadas; o diagnóstico precoce, portanto, parece oferecer as melhores chances de impacto sobre esta neoplasia, sendo este embasado no auto-exame, exame clínico das mamas e no exame mamográfico.

Fontes de Pesquisa

Recomendar esta página via e-mail: