Disciplina - Sociologia

HAI - A construção da identidade da disciplina de Sociologia

A disciplina de Sociologia ainda não desenvolveu uma identidade, remetendo-nos a insuficiências na elaboração de reflexões sobre o ensino das teorias, dos conceitos e dos temas sociológicos no Ensino Médio.

Assim, destaca-se a importância de debater os métodos e as metodologias adotados nas salas de aula, a fim de que possamos estabelecer uma identidade para o ensino dessa ciência na Educação Básica.

Neste espaço, destacamos alguns materiais que contribuem nesse debate.

Ícone da hora atividade interativa
Debates

Ícone sugestão de aulas
Sugestões
de aulas
Ícone sugestões de leitura
Sugestões
de leituras
Ícone de Vídeo
Vídeos



Sugestões de aulas

Sugestões de leituras

A Sociologia no Ensino Médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina
Ileizi Fiorelli Silva

A Sociologia no Ensino Médio: uma revisão crítica de estudos selecionados
Isadora Barreto Paiva
Susana Jimenez


A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o Ensino Médio no Brasil
Flávio Marcos Silva Sarandy

Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos
Nise Jinkings

Sociologia e Ensino Médio: reflexões acerca do exercício da docência
André Hernandes Gorini

Sociologia no Ensino Médio: oportunidade de inovação na escola e na universidade
Marcelo Baumann Burgos

II Seminário Nacional Sociologia & Política
Anais do Evento 2010
Ícone voltar ao topoVoltar ao topo

Vídeos

Nós da Educação - Ileize Fiorelli - parte 1 de 3

Nós da Educação - Ileize Fiorelli - parte 2 de 3

Nós da Educação - Ileize Fiorelli - parte 3 de 3

Sociologia No Ensino Médio - Contextualização

Sociologia No Ensino Médio - Ideologia

Sociologia No Ensino Médio - Pluralidade Cultural e Racial

Sociologia No Ensino Médio - Tema, conceito e teoria

Sociologia No Ensino Médio - Tema, conceito e teoria 2

Sociologia No Ensino Médio - Teoria e senso comum

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


Debates

Manhã



Tarde

Recomendar esta página via e-mail: