Disciplina - Sociologia

Um problema difícil de resolver

Proposta de atividade

 ícone em pdf
Acesse atividade em PDF



ícone Problemas em quadrinhos
Acesse a coleção Problemas em Quadrinhos



Conteúdo Estruturante
: Trabalho, Produção e Classes Sociais
Conteúdo Básico: Divisão do trabalho
Conteúdo Específico: Trabalho formal e informal

Introdução

Os debates acerca da inserção da função de catador de reciclável no modo de produção capitalista ainda são diversos e divergentes, no entanto, tendem a localizá-la como 'marginal'. Essa visão geralmente apresenta o catador como um "trabalhador por conta própria" que negocia livremente o produto de seu trabalho. Essa interpretação nos remete a outro debate, também caro às Ciências Sociais, que trata da distinção entre trabalho "formal" e "informal" . A atividade proposta a seguir tem o objetivo de introduzir a discussão sobre o trabalho informal e os prejuízos ao trabalhador nessa situação e poderá ser aplicada depois de estudado com os alunos o conceito de Trabalho.

Historia em quadrinhos


Descrição da Atividade

- O professor apresenta a história em quadrinhos – Um problema difícil de resolver - e pede que os alunos individualmente leiam a imagem.
- Na sequência os alunos socializam suas percepções.
- Depois dessa etapa o professor questiona os alunos sobre seus conhecimentos a respeito do dia a dia de um catador de reciclável e pede que os alunos confrontem a HQ com esses conhecimentos sobre os catadores de papel.
- O professor pode conduzir os alunos ao laboratório de informática e solicitar que pesquisem sobre a ocupação 'Catadores de Reciclável' presente na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), que é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
- Para finalizar o professor pede que os alunos reescrevam a história em quadrinhos incorporando, retirando ou transformando os elementos presentes na imagem.

Obs: Durante toda a análise da história em quadrinhos o professor aponta elementos do trabalho informal que estão presentes nas cenas. Ex: Ausência de Benefícios, livre negociação, jornada de trabalho estendida e as condições precárias de trabalho.

Recursos

Para realização dessa atividade foi utilizado a história em quadrinhos Um problema difícil de resolver.

Recursos complementares


ìcone Trabalho - Parte 1
O trabalho como articulador das relações sociais
ìconeTrabalho - Parte 2
O trabalho como articulador das relações sociais
Ilha das Flores
Curta-metragem sobre a sociedade de consumo


Sugestões de Leitura


BOSI, Antônio de Pádua. A organização capitalista do trabalho "informal": o caso dos catadores de recicláveis. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2008, vol.23, n.67, pp. 101-116. ISSN 0102-6909. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092008000200008.

DURKHEIM, Émile. Divisão do Trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

OFFE, Claus. Trabalho: a categoria-chave da sociologia? Tradução: Lucia Hippolito. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 1989.


Obs: Esta história em quadrinho compõem a coleção “Problemas em Quadrinhos”.
Recomendar esta página via e-mail: