Disciplina - Sociologia

Dia Internacional da Mulher

Imagem de mulher
Proposta de atividade

Conteúdo Estruturante:
Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais
Conteúdo Básico:
Movimentos Sociais
Conteúdo Específico:
As conquistas femininas

Objetivo Geral
- Refletir sobre o estágio atual de organização e luta das mulheres

Objetivos específicos
- Debater sobre as transformações e avanços conquistados pela mulher
- Localizar historicamente marcos de luta pela emancipação feminina

Encaminhamento - Tempestade de Ideias
- O professor levanta alguns questionamentos sobre os elementos/símbolos presentes na imagem.
- Os alunos responderão oralmente esses questionamentos com base nas suas experiências.
- O professor anotará no quadro as palavras ou expressões manifestadas.
- A partir dos apontamentos o professor dará o direcionamento da leitura da imagem fazendo a contextualização.

Importante:
Durante a atividade todas as frases e palavras devem ser consideradas e o ideal é que todos participem e exponham sua opinião. Para facilitar a sistematização o professor poderá agrupar respostas similares ou que remetam ao mesmo símbolo.
Esse tipo de dinâmica exercita a prática da participação do aluno nas aulas, permite seu posicionamento diante de determinado tema e o respeito as ideias do outro.

Obs:
Para o desenvolvimento dessa atividade é importante considerar tanto o sentido denotativo quanto o conotativo presentes na imagem. A denotação refere-se àquilo que é visível na imagem, já a conotação refere-se às diversas interpretações que a imagem possibilita. Para esta atividade o aluno fará necessariamente uso de estratégias cognitivas, culturais e afetivas. Vale lembrar também que a leitura de uma imagem não é linear, nem obedece uma sequência, tão pouco há necessidade de explorar todos os elementos que a compoem; até mesmo porque a imagem em questão carrega um grande número de informações.

Contextualizando a atividade

Há várias versões para a origem do Dia Internacional da Mulher, e a mais conhecida remete a um incêndio criminoso que acabou tirando a vida de 129 mulheres trabalhadoras numa fábrica de tecidos nos EUA. No entanto, foi em 1910, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas que a líder socialista Clara Zetkin, propôs um dia dedicado à luta pela emancipação da mulher.

Enquanto muitos afirmam se tratar de um momento de comemoração, reduzido a mera bajulação incentivada pelo mercado, outros enfatizam seu papel político de reforço na luta secular pela conquista e garantia dos espaços femininos. É nessa perspectiva - igualdade e equidade - que vemos surgir no século XX o Movimento Feminista, grande responsável pelas inúmeras conquistas da mulher neste último século.

É fato que a situação da mulher passou por profundas transformações, com avanços significativos, no entanto a reflexão sobre a desaceleração/estagnação das mudanças/conquistas é urgente. O debate sobre as conquistas passadas é indispensável para se pensar sobre o estágio atual de organização e de luta.

Possíveis abordagens

  •   Câncer de mama - são representados dois elementos que remetem a esse tema. O Tema É: Mulher traz textos sobre a saúde da mulher que podem aprofundar a leitura sobre o Câncer de mama.
  •   Incêndio na fábrica - o sacrifício de trabalhadoras da Triangle se incorporou ao imaginário coletivo e é associado ao Dia Internacional da Mulher. A Seção de Artigos Teses e Dissertações de Sociologia traz um artigo intitulado 8 de março: Conquistas e Controvérsias
  •   Símbolo feminino - incorporado pela cultura contemporânea como símbolo do feminino, esse elemento pode ser associado à Cruz Ansata (Ankh) do Egito, à Vênus na Grécia ou ainda ao espelho usado por Afrodite.
  •   Lei Maria da Penha - no dia 7 de agosto de 2006 a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi sancionada. Recebeu o nome de Lei Maria da Penha em homenagem a biofarmacêutica agredida pelo marido que tentou matá-la duas vezes. O Tema É: Mulher possui um espaço sobre a Lei Maria da Penha.
  •   Maquiagem - desde as mais antigas culturas o corpo é transformado com o objetivo de representar, entre outras coisas, a sexualidade dos indivíduos. No entanto, atualmente, essas transformações acabaram por estabelecer esteriótipos.
  •   Corte Chanel - tradicionalmente, os longos cabelos eram associados à imagem da mulher frágil e submissa. O corte chanel, lançado em meados da década de 1920, representou a subversão dos valores vigentes, dando origem a uma mulher autônoma, independente e livre.
  •   Maçã - símbolo complexo com uma variedade de significados e incorporados a uma variedade de contextos. Cabe ao professor conduzir a interpretação da maneira que julgar adequada.
Recomendar esta página via e-mail: