Disciplina - Sociologia

Aspectos da adolescência e juventude

Nome do autor: Gilce Francisca Primak Niquetti
E-mail: gilprimak@hotmail.com
Instituição/Escola: Colégio Estadual Mahatma Gandhi
Município/Estado: Guarapuava/Paraná
Série: 3ªA
Fonte da informação: Artigos/livros/vídeo Portal Dia a Dia Educação

Aspectos da adolescência e juventude: uma construção social e histórica


Relato


“O processo biológico, que é real e pode ser reconhecido por sinais externos do corpo é apropriado e elaborado simbolicamente por meio de rituais que definem, nas fronteiras etárias, um sentido político e organizador do sistema social.” (MINAYO; COIMBRA, 2002).

Objetivos

- Conhecer os aspectos do desenvolvimento humano (biológico, psicológico, jurídico e social).
- Perceber como as formas de pensar e narrar a juventude mudam de acordo com o contexto cultural e social vivido por cada geração, e quais suas contribuições culturais.
- Perceber como os padrões de comportamento esperados para meninos e meninas reproduzem hierarquias e desigualdades de gênero.

Metodologia

A adolescência é um período fundamental do desenvolvimento humano e deve ser considerado a partir dos aspectos biológico, psicológico, jurídico e social.

Assim, primeiramente, será apresentado o conteúdo por meio de aula expositiva, com registro do conteúdo no caderno. Intercalado a isso, será realizado trabalho em grupo, a fim de, no final, realizar um seminário das produções. Esse seminário será realizado a partir da utilização de artigos referentes à contextualização histórica da categoria de adolescente no Ocidente, desde a Idade Média até os dias atuais, e analogia da Carta de Reivindicações dos Adolescentes do Encontro Internacional de Adolescentes em 2001, em Salvador, com os anseios da juventude após uma década.

Questionamentos relevantes

Como surge a ideia de adolescente?
O que é ser adolescente para você?
O que queremos das instituições sociais?
Como temos (re)inventado a juventude em nossos dias?

Exemplo da produção dos alunos

O que queremos das Instituições sociais?
Família: respeito, compreensão,apoio, carinho e amor.
Escola: qualidade, aprendizado, amizade, preparação para o mercado de trabalho e Ensino Superior, eventos culturais.
Religião: respeito, compreensão e apoio.
Saúde: profissionais capacitados, tratamento gratuito especializado.
Política: honestidade, respeito, projetos para adolescentes, políticas públicas.
Mídia: seriedade, programas para os adolescente.
Empresas: programas para o 1º emprego, inclusão no mercado de trabalho, melhores salários.
Lazer: eventos culturais, filmes, espaços para diversão, esporte.
Segurança: respeito aos direitos do cidadão, programas de combate às drogas e à violência.
Órgãos públicos: cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescentes.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios pertinentes a cada instrumento.

Obs.: Este conteúdo específico pode ser abordado em todas as séries do Ensino Médio, de acordo com conteúdo estruturante de cada série, adaptação de material - Curso/Seed-2010.

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Referências

KOLLER, Sílvia Helena. (Org.). Carta de Reivindicações dos Adolescentes. In: ______. Adolescência e psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia, 2002.
GROPPO, L. A. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de
Janeiro: Difel, 2000.
GROSSMAN, E. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Disponível em: <http://www.adolescenciaesaude.com>
MINAYO, M.; COIMBRA, C. (Orgs.). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Fio Cruz. 2002.
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