Disciplina - Sociologia

Recursos para a Língua Inglesa

Abaixo você encontra uma lista de recursos diversos relacionados ao consumismo, que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Se você tiver Relatos de Experiências envolvendo este conteúdo, pode também enviá-los através do Formulário de Colaboração.



Imagens (08)
Bicycles: urban solution? - O uso de bicicletas agride frontalmente a cultura do consumo, pois simplifica a vida e transfere o foco do objeto para a pessoa.
Consumerism for beginners - O consumismo invade a vida das pessoas e é presente inclusive em seus relacionamentos. Quem é, afinal, o objeto?
Creating a need - O desejo de possuir certos produtos não é natural, e sim arquitetado e executado. Somos realmente conscientes?
Credit Cards - Muitos não veem mais o cartão de crédito como uma forma de pagamento, e sim como um objeto que gera status. Porém, essas mesmas pessoas são manipuladas pelas operadoras.
Environmental impact of industry - É inevitável relacionar consumismo com a ação das indústrias e seu impacto no meio ambiente. Quanto mais produção, mais matéria-prima retirada da natureza. As operações de reciclagem conseguem dar conta desse volume de produção de resíduos?
Information - É possível uma informação ser totalmente "isenta"?
Love business - A especialização das formas de produção moderna é tão grande que vários produtos foram criados especificamente para "demonstrar amor". Até quando esse tipo de manifestação da pessoa é realmente sincero? Não nos "compramos mutualmente", também?
Saving - No Brasil, a modéstia e simplicidade não são mais valores muito cultivados. Isso é espontâneo na população ou é uma manifestação do trabalho de marketing da indústria?
The logic of economy - Pela lógica da economia de consumo, para uns ganharem outros têm necessariamente de ser transformados em peças do mecanismo da exploração.


Sons (01)
I'd like to buy - No marketing, não existe imparcialidade, e nada é dito ou feito por acaso. Normalmente um objeto é relacionado a sentimentos e sensações positivos, e à felicidade. As palavras, portanto, podem significar sempre outra coisa.


Trechos de filmes (02)
Blood diamond - perguntas - Às vezes, para enxergarmos a lógica do consumismo, é necessário olharmos de fora da sociedade de consumo. Quem olha de fora vê coisas absurdas e pode ser difícil compreender como continuamos obedecendo a essa lógica.
Josie and the Pussycats - Consumerism and pop music Às vezes a própria economia do consumo fala sobre si mesma. Todavia, mesmo essa suposta "honestidade" é sempre carregada de outros interesses. Ler essa realidade exige atenção, leitura e espírito crítico.


Vídeos (08)
Advertisement techniques - As técnicas utilizadas pela indústria e pela propaganda podem ser aprendidas e entendidas. Por que isso é importante? Antes de qualquer coisa, para não sermos suas vítimas.
Buy it - Todos os dias somos bombardeados por um grande número de sugestões de compra, através dos meios de comunicação e também do micromarketing (de boca em boca). Há como não atender a tais apelos?
Consumo e consumismo II - As operações psicológicas, utilizadas em ambientes militares em situações de guerra, estão presentes também no campo da economia e principalmente para vencer qualquer resistência das pessoas em relação ao consumismo. Não somos meros clientes; somos alvos a serem atingidos.
Do we really need? - Uma pergunta tão simples (Eu preciso mesmo disto?) pode bloquear as estratégias da economia de consumo. Essa consciência é básica para não deixarmos de ser nós mesmos.
Over the hedge - A animação "Over the hedge" (Os sem floresta) nos ajuda a compreender como um grupo unido e feliz pode se dividir quando deixa de perceber a importância das pessoas e se rende aos apelos do consumismo.
Superfluities - Cultivar o comportamento econômico pode nos trazer grandes vantagens - no bolso e na mente.
The Three R's - A redução do consumo é o primeiro passo para diminuirmos as agressões ao meio ambiente (em grande parte relacionadas à indústria e ao aumento do consumo).
Think before you print - Mudanças simples em ações do dia a dia podem auxiliar na diminuição do consumo e também das agressões ao meio ambiente.
Recomendar esta página via e-mail: