Disciplina - Sociologia

Síria

21 de agosto de 2013 - Em 21 de agosto, a oposição denunciou mais de mil mortos em um massacre com uso de armas químicas em subúrbios de Damasco controlados pelos rebeldes. Apesar das denúncias de que o governo seria o responsável pelo ataque ainda não foram divulgadas provas. Observadores da ONU foram autorizados a irem até o local para investigar se houve uso de armas químicas. Se confirmado, o incidente pode se tornar o mais grave com uso de armas químicas no planeta desde os anos 1980.

27 de maio de 2011- O governo sírio está reprimindo o uso que os manifestantes fazem de mídias sociais e da internet para promover sua rebelião três meses depois de permitir que os cidadãos tenham livre acesso ao Facebook e YouTube, de acordo com ativistas sírios e especialistas em privacidade digital.
Os agentes de segurança estão agindo em várias frentes – exigindo que os dissidentes entreguem suas senhas do Facebook e desligando a rede 3G do país, drasticamente limitando a capacidade dos dissidentes de fazer o upload de vídeos dos protestos no YouTube, de acordo com vários ativistas no país.

30 de março de 2011-
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou que vai derrotar o que chamou de "complô" contra seu país. Em discurso ao Parlamento, o primeiro desde o início dos protestos contra seu governo que começaram há quase duas semanas, Al-Assad frustrou as expectativas ao não anunciar reformas políticas ou o fim do estado de emergência no país, que vigora há 50 anos.

26 de março de 2011-
Milhares de manifestantes foram às ruas no dia 25 de março em diversas cidades da Síria para protestar por mais liberdades políticas.

A onda de protestos é considerada um dos maiores desafios enfrentados pelo presidente Bashar Al-Assad desde que ele assumiu o governo, no ano 2000. Al-Assad deve fazer um pronunciamento na terça-feira 29/03/2011 para tentar conter as manifestações. A expectativa é a de que ele anuncie que o governo vai levantar o estado de emergência vigente no país há 50 anos, além de prometer estudar o fim de outras restrições às liberdades civis e políticas.

A crise começou na sexta-feira dia 18 de março, quando moradores de Deraa protestaram contra a detenção de 15 crianças por terem escrito frases contra o governo em um muro. Na quarta-feira (23), violentos confrontos aconteceram depois que as forças de segurança ameaçaram invadir uma mesquita. A justificativa era a de que a mesquita estava sendo usada por gangues para estocar arma e transformar crianças em escudos humanos.

Centenas de pessoas se reuniram no local para impedir a invasão. Há relatos de que as forças de segurança dispararam indiscriminadamente contra a multidão, o que governo nega. O regime tem atribuído os atos de violência a "desordeiros" que desejam espalhar o pânico entre a população e prometeu investigar as mortes.

 
Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos Gerais

ícone para acessar lista de audio
Áudios
ícone para acessar lista de imagens
Imagens
ícone para acessar lista de notícias
Notícias

Simuladores
ícone para acessar lista de textos em PDF
Textos
ícone para acessar trechos de filmes
Trechos de Filmes
ícone para acessar lista de vídeos
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: