Disciplina - Sociologia

Jordânia

Localização da Jordânia
Na Jordânia as manifestações começaram em janeiro e suas motivações foram fomentadas por altas nos preços de comida e energia.

No final de janeiro as ruas da capital foram tomadas por cerca de 4 mil manifestantes que exigiam, na ocasião, a saída do primeiro ministro.


O rei Abdullah II agiu rapidamente e anunciou, no início de fevereiro, a dissolução do governo atendendo as reivindicações iniciais da população. No entanto os levantes seguiram pedindo reformas políticas e democracia.

Registrou-se no dia 24 de março a primeira vítima dos confrontos entre opositores e apoiantes do regime, em Amã, a capital da Síria. De acordo com fontes hospitalares, há mais de 130 feridos. A polícia tentou separar à força os dois grupos, naquela que é a primeira intervenção das autoridades nos protestos que duram há três meses.

Segundo informações o acampamento montado pelos opositores teria sido atacado à pedrada por apoiantes do governo. Os “jovens de 24 de março” incluem simpatizantes de esquerda, islamitas e nacionalistas. Pedem uma monarquia constitucional, mas não exigem uma mudança de regime.

Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos Gerais

ícone para acessar lista de audio
Áudios
ícone para acessar lista de imagens
Imagens
ícone para acessar lista de notícias
Notícias

Simuladores
ícone para acessar lista de textos em PDF
Textos
ícone para acessar trechos de filmes
Trechos de Filmes
ícone para acessar lista de vídeos
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: