Disciplina - Sociologia

Egito

2011 - Depois de 18 dias de protestos, de mobilizações e de centenas de mortes, o levante egípcio teve a sua primeira grande vitória com a queda de Mubarak.

ícone para acessar lista de simuladores
Cronologia da Queda
de Mubarak
Em 28/02/2011 a Justiça do Egito proibiu o ex-presidente de deixar o país. A proibição vale, também, para a mulher de Mubarak, Suzanne, seus dois filhos, Ala e Gamal, e suas duas noras. Estes acontecimentos, sem precedentes na história do Egíto, seguiram-se a vitória na Tunísia e, muito provavelmente, influenciarão outros países da mesma região.

Disponibilizamos um infográfico com os principais acontecimentos que levaram a renúncia do presidente egípcio Mubarak. Esse recurso tem como finalidade sistematizar os eventos que fizeram do início de 2011 um momento atípico da história recente do Egito.

2012 - Acontece a eleição presidencial, que foi realizada em duas etapas: primeiro turno em 23 e 24 de maio; e segundo turno em 16 e 17 de junho. Esta eleição é considerada histórica por ser a primeira eleição livre do país, já que nas outras não havia oposição. O segundo turno confirmou a vitória dos islamitas, representados pelo Partido da Liberdade e da Justiça, conquistando 51,7%, tendo Morsi como primeiro presidente eleito em eleições livres na era pós-Mubarak.

2013 - O Exército do Egito depôs o primeiro presidente democraticamente eleito do país, Mohammed Morsi. A Constituição foi suspensa e o chefe da Suprema Corte de Justiça do Egito, Adli Mahmud Mansour, tomou posse nesta quinta-feira (04/07/2013) como presidente interino do país.

ícone de notícias

 

Fontes de Pesquisa


Recursos Didáticos Gerais

ícone para acessar lista de audio
Áudios
ícone para acessar lista de imagens
Imagens
ícone para acessar lista de notícias
Notícias

Simuladores
ícone para acessar lista de textos em PDF
Textos
ícone para acessar trechos de filmes
Trechos de Filmes
ícone para acessar lista de vídeos
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: