Disciplina - Sociologia

Oneomania

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a comprar: a importância, diversão, modismos, necessidade, bem como, o status e o apelo mercadológico do comércio. Todavia, há quem consuma pelo simples prazer de comprar , de adquirir alguma coisa independente da utilidade ou significado.

Consumo descontrolado
Acesse a imagem
O ato de comprar indiscriminadamente é uma doença chamada Oneomania, que atinge as pessoas caracterizadas como compradoras compulsivas. A Oneomania atinge principalmente as mulheres. Segundo o neuropsicólogo Daniel Fuentes, coordenador de Ensino e Pesquisa do Ambulatório do Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso (AMJO), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, a proporção é de quatro mulheres para cada homem com a doença. Por conseguinte, os especialistas ainda não sabem precisamente o porquê da oneomania ser mais comum em mulheres, no entanto, acreditam que o motivo está diretamente relacionado as condições culturais.

Os oneomaníacos têm o consumo como vício, assim como um alcoólatra que necessita do álcool. Enquanto está comprando, a pessoa sente alívio e prazer dos sintomas, que passado um tempo volta rapidamente. O efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga.

Assim como todos os dependentes, os compulsivos demoram a assumir o problema. A faixa etária de início da doença é aos 18 anos, entretanto, o comportamento só é percebido como problemático 10 anos mais tarde.

Segundo especialistas, há tratamento para a Oneomania , mas ainda não existe um remédio que combata o desejo compulsivo de comprar. Sabe-se que, atualmente, a melhor forma de tratar pessoas com este problema é por meio da psicoterapia, além da necessidade de frequentar grupos de autoajuda, como os Devedores Anônimos, concluem os especialistas.


Fontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: