Disciplina - Sociologia

Consumo e desperdício

ícone para acessar notícias
Cidades já consomem 70%
dos recursos naturais do planeta

Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelo objeto que elas adquirem. Possuir determinados bens é uma demonstração de sucesso, pois, numa sociedade caracterizada pela desigualdade, nem todos podem tê-los. O desenvolvimento econômico visa abastecer, cada vez mais, aqueles que têm capacidade de consumir. Para fomentar a aquisição de bens, o mercado cria hábitos de consumo, reduz a vida útil de diversos produtos e multiplica as opções por mercadorias descartáveis. Essa “lógica de mercado” acelera o desenvolvimento econômico, o qual, por sua vez, agrava o desperdício dos recursos naturais.

É notável que com o aumento da população mundial cresceram também a quantidade e a variedade de produtos e bens utilizados e as pressões sobre o meio ambiente.

Diante do aumento populacional e uma conduta consumista voltada ao desperdício, o meio ambiente sofre a consequência imediata, que está associada ao esgotamento de recursos não renováveis, como por exemplo o petróleo, o carvão mineral e outros recursos minerais. Como consequência, também se tem inúmeras formas de poluição, seja na atmosfera, nas águas, ou nos solos.

É notável, porém, que os números também revelam uma faceta do sistema produtivo moderno: a quantidade de lixo produzido está diretamente associado ao grau de desenvolvimento econômico de um país. Quanto mais abastada, mais lixo a nação produz. Não é por acaso que o país mais rico do mundo, os Estados Unidos, lidera o ranking dos maiores geradores de lixo per capita do mundo, ostentando a média de quase meia tonelada de rejeitos por habitante a cada ano.

Mais da metade da produção mundial de lixo urbano pertence aos cidadãos dos países desenvolvidos. Mas é sabido que o lixo é um dos grandes problemas da humanidade, pois cada vez mais vão surgindo novos produtos poluentes e de difícil degradação. A produção de muito lixo, cujos componentes nem sempre são biodegradáveis, permanece no ambiente por longos períodos.

Fontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: