Disciplina - Sociologia

Direitos Humanos no Cinema

Direitos Humanos, a Exceção e a Regra

Cena do FilmeEste curta faz parte do projeto Marco Universal. A partir de imagens selecionadas por João Roberto Ripper, o diretor faz um filme denúncia sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil, destacando os principais eventos e momentos marcantes da história do país nos últimos 40 anos.

Clique aqui para assistir.





Fruto da Terra


Cena do FilmeEste curta faz parte do projeto Marco Universal. Marcos Tiarajú foi o primeiro bebê nascido na Fazenda Annoni, em 1985. Os pais fizeram parte das 1500 famílias na ocupação realizada pelo MST, início de uma nova etapa na luta pela reforma agrária no Brasil. Sua mãe, Rose, foi morta durante essa luta. A história dessa ocupação, que culminou com a conquista da terra e de novas oportunidades de vida, é contada nos dois premiados documentários de Tetê Moraes, Terra para Rose e O Sonho de Rose, 10 anos depois. Hoje, com 22 anos, Marcos é bolsista de medicina, em Cuba.

Clique aqui para assistir.




A Pessoa é Para o que Nasce

Cena do Filme
A vertigem da visão. A ausência que provoca excesso. O compromisso com a sobrevivência. A experiência da vida através da falta. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande, Paraíba.


Clique aqui para assistir.




Sou Rocinha Hip Hop


Cena do FilmeSou Rocinha Hip Hop é um documentário que traz a cultura dos 5 elementos ao mundo leigo. Foi gravado durante a comemoração dos 9 anos da Ong Grupo de Breaking Conciente da Rocinha, e 29 anos da Trem do Soul, no dia 6 de março deste ano.



Clique aqui para assistir.




Como Dantes

Cena do Filme"Como Dantes" retrata a busca de José, ex-militante político, pelo resgate de seu passado de envolvimento com movimentos revolucionários durante a ditadura, no final dos anos 60 no Brasil.
Após muitos anos de exílio, José volta à casa em que viveu durante sua juventude. Através de um retorno surreal ao passado, José resgata lembranças ternas e dolorosas. Relembra do dia em que foi capturado por agentes da repressão depois de escapar do confronto com a polícia, quando o estudante Edson Luís foi morto em março de 1968, no Restaurante Calabouço.

Clique aqui para assistir.
Recomendar esta página via e-mail: