Disciplina - Sociologia

O Homem-Elefante

capa do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas

Baseado em fato verídico, o diretor faz uma parábola sobre o preconceito social diante do estranho. No caso, um homem deformado por neurofibromatose múltipla é transformado num estranho monstruoso.

Tanto a classe proletária, quanto a aristocracia inglesa, demonstram, ao mesmo tempo, espanto e fascinação diante do monstro espetacular, buscando, deste modo, explorá-lo (como meio de ganho monetário), ou ainda utilizá-lo para redimir seu sentimento de culpa.


Mais informações
Em The Elefant Man, o que é perceptível são as diferentes reações de classe diante do homeparte do filmem deformado: os miseráveis demonstram espanto, ganância e frieza, talvez vendo no “homem-elefante” sua própria deformidade moral e social.

Por outro lado, a elite vitoriana, demonstra para com ele, seu reconhecimento e generosidade, talvez utilizando-o para elaborar, em seu insconsciente social, a culpa diante das misérias do capitalismo vitoriano.

Neste drama social, é por meio da “monstruosidade” que as classes sociais se refletem, expressando nele, sua autoimagem. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: