Disciplina - Sociologia

O Estranho

capa do filme o estranho Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Orson Welles, que havia declarado que “todo filme policial é um filme político”, foi o primeiro cineasta a abordar o tema do Holocausto em O estranho. Esse foi o primeiro filme narrativo a mostrar registros do extermínio em massa nas câmaras de gás dos campos nazistas.

O anti-semitismo é abordado num diálogo-chave que permitirá que o criminoso nazista seja identificado pelo “caçador de nazistas”.

Sugestões temáticas
-Anti-semitismo - Preconceito - Relações de poder - Nazismo

Mais informações

Foi num jantar em família que o professor de história Charles Rankin se traiu, ao observar que “Marx não era alemão, mas judeu. Desfiando uma catilinária sobre a impossibilidade de um mundo pacífico, terminouatores do filme sugerindo o que lhe parecia a solução do problema humano: extermínio.

O agente federal nem desconfiaria que o pacato professor de história fosse um crimonoso nazista, se ele tivesse se contido (só os alemães nazistas não conferiam aos judeus a nacionalidade alemã).

Um detalhe da personagem de Orson Welles: é um homem obcecado pelo tempo, tanto que cuida, com denodo, do antigo relógio da torre da catedral da pequena cidade de Harper, no Estado de Connecticut, inclusive fazendo-o funcionar, para desespero dos pacatos moradores de Harper.
Recomendar esta página via e-mail: