Disciplina - Sociologia

Depois que Otar Partiu

Capa do dvd do filme
Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Filme que expõe a crise de trabalho e de vida nas ex-repúblicas soviéticas, na perspectiva de três gerações de mulheres (a filha Ada, a mãe Marina e a avó Eka).

É um drama de mulheres num mundo social em crise de escassez, de homens emigrados e de vidas fragmentadas e precárias. Por outro lado, como o filme “Adeus Lênin”, sugere uma sutil reflexão sobre a experiência do “socialismo real”.

Sugestões temáticas:
- Trabalho - Socialismo - Relações Familiares

Mais informações:
Ada, uma jovem de 25 anos, vive em Tbilisi, a capital da Geórgia pós-soviética, num pequeno apartamento com Marina, a mãe, e Eka, a avó. Os ânimos às vezes se exaltam entre elas e o menor gesto da vida cotidiana pode acirrar as tensões. parte do filme

Em tempos difíceis, de escassez e de falta de expectativas de vida para a juventude das ex-repúblicas soviéticas, suas rotinas apenas mudam com as notícias de Otar, o filho adorado de Eka, um médico que foi tentar a vida em Paris , onde só consegue sobreviver como pedreiro.

Otar tornou-se um mito na família e suas cartas chegam como mensagens de sonho e esperança. Sua mãe o venera. De repente, Ada e Marina se vêem obrigadas a ocultar de Eka, a noticia da morte de Otar, ocorrida num acidente de trabalho. Tal como o jovem Alexander em “Adeus Lênin”, mãe e filha são obrigadas a simular que Otar vive e continua escrevendo de Paris. Entretanto, a mentira acaba transformando a vida delas. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: