Disciplina - Sociologia

Cidade de Deus

Capa do dvd do filme
Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Das origens na década de 1960, com o surgimento da primeira gang de assaltantes, até primórdios dos anos de 1980, onde o grande negócio é boca de fumo e narcotráfico, acompanhamos o desenvolvimento da marginalizada favela Cidade de Deus.

O filme mescla elementos de defesa da maldade inata (observe-se no desenvolvimento da personalidade cruel e sádica de Zé Pequeno, desde criança) e na construção social do indivíduo (é perceptível a ausência do Estado político, que só aparece para reprimir ou corromper).
Trecho de Filme:
- Tráfico de Drogas

Sugestões Temáticas:

- Tráfico de drogas
- Crime organizado
- Tráfico de armas
- Favelas brasileiras
- Justiça paralela
- Preconceito racial


Mais informações:

Buscapé, jovem negro, fotógrafo do Jornal do Brasil, morador da Cidade de Deus, narra a evolução desta favela do Rio de Janeiro.imagem do filme Cidade de Deus

Apesar de estar no município do Rio de Janeiro, a favela Cidade de Deus é, em si, um pequeno mundo, mundo de barbárie, imerso num estado de natureza e o filme expõe um universo infernal de dissolução social assolado pela pobreza.

Por outro lado, são perceptíveis, também, formas de sociabilização e de resistência cultural ainda que bastante precárias. Na verdade, a sociabilidade se degrada na mesma medida da degradação do espaço urbano.

O filme Cidade de Deus nos apresenta quase trinta anos de história do Brasil, visto através daquelas que moram na favela, oferecendo interessantes detalhes que podem propiciar um longo debate sobre a degradação social das metrópoles brasileiras nos últimos trinta anos. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: