Disciplina - Sociologia

Billy Elliot

Cartaz do filme Billy Elliot
Ficha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
O que Billy Elliot busca expressar é que o neoliberalismo de Thatcher é muito mais do que uma política de gestão do Estado capitalista.

É também um novo modo de vida (e de sensibilidade) social que busca desconstruir uma determinada forma histórica de luta de classes.

A força da ideologia individualista, onde o sucesso pessoal está ligado a talentos individuais, e não a movimentos coletivos, é flagrante no filme.

Trechos do Filme:
- Interrupção da greve - Sindicalismo -  Preconceito

Sugestões temáticas
- Movimentos sociais
- Greve
- Preconceitos
- Diversidade nas relações sociais
- Relações familiares
- Relações de trabalho

Mais informações:

Billy Elliot é um menino de onze anos, filho de mineiro de carvão do norte da Inglaterra, que, em plena greve dos mineiros de 1984, decide ter aulas de ballet.

O filme de Daldry busca exprimir, de forma alegórica, a transição de uma época histórica para outra por meio deimagem do filme Billy - jovem talentoso e sensível, entusiasmado pela arte do ballet, cujas qualidades pessoais (e a escolha profissional) estão ligadas à denominada "sociedade pós-industrial de serviço - e seu irmão Tony - mineiro e sindicalista, vinculado à sociedade industrial de velho tipo, das minas de carvão e da indústria de chaminé.

No decorrer da década de 1980, o choque neoliberal de Margaret Thatcher no Reino Unido implicou a construção sociopessoal, no plano ideológico-valorativo, de um novo homem (e uma nova sensibilidade) pós-fordista vinculado às demandas das novas formas de exploração do capital, ligado à atividade de serviço. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: