Disciplina - Sociologia

Batman

Capa do DVD do filmeFicha técnica
Sinopse

Reflexões Sociológicas
Tim Burton nos apresenta uma sociedade degradada pela corrupção policial, abusos ambientais, excessos corporativos, ganância e imprensa sensacionalista e manipulada.

Batman, o homem-morcego, é a proteção da sociedade civil diante da inoperância policial, que diante da crise social e do Estado, apela para o extraordinário: o heroi.


Sugestões temáticas:
- Pós-modernidade
- Imprensa
- Violência
- Crise institucional
- Estado
- Instituições Sociais

Mais informações:
No seu 200ª aniversário, Gothan City assiste Batman, ou Bruce Wayne enfrentar o Coringa, ex-executivo e gangster da corporação Axis Chemical. imagem do filme Batman

Num diálogo entre a jornalista Vicki Vale e Batman: o homem-morcego diz que o Coringa é psicótico. Vicki observa: "Algumas pessoas dizem o mesmo sobre você". E arremata: "(...) você não é exatamente normal, é?". Batman responde: "Não é exatamente um mundo normal".

Pode-se considerar a partir dessas colocações que Batman e os super-herois expressam tão-somente a anormalidade do mundo do pós-moderno, pois são a representação fantástica dos anseios de controle social diante de um mundo anormal e descontrolado. (Adaptado de Tela Crítica).
Recomendar esta página via e-mail: